No Mês do Orgulho LGBTQIA+, no período de duas semanas, na capital pernambucana, houve duas mulheres trans brutalmente agredidas: uma assassinada, na última semana, e outra, ontem (24), teve 40% do corpo queimado, numa tentativa de homicídio. O PV Pernambuco repudia qualquer ato de intolerância, seja ela estrutural ou religiosa, uma vez que eles ferem parte dos valores do PV, como o respeito à diversidade, à ?justiça social, à liberdade e ao pacifismo.
A despatologização das identidades transexuais e travestis tem sido uma luta árdua e conta com a colaboração de diversos setores, como movimentos sociais e categorias profissionais, passando para condições relativas à saúde sexual. A transfobia se manifesta em todas as dimensões no Estado de Pernambuco e por isso é necessário que no Estado haja políticas públicas voltadas para as pessoas trans.
Esse é um combate que ocorre contra as políticas públicas, que deve ser legitimado pelos Direitos Humanos à comunidade LGBTQI+. Afinal, os casos de transfeminicídio no Estado terminam sendo uma política de abandono a essa população. Acima de tudo, o PV Pernambuco luta pela manutenção e perpetuação da vida e do meio ambiente de forma saudável.
Recife, 25 de junho de 2021
Por: Mariângela Celso Cavalcanti Borba