Yemanjá orixá Africano do povo Yorubá, hoje, chamada de República Federativa da Nigéria. Para o povo do tronco linguístico bantu é chamada de Inkise Kayá, o povo do tronco linguístico Ewe Fon, atual República Federativa do Benim, é chamada de Aziri Tobossi, para os povos indígenas do Brasil Janaína ou Iara. Ainda no Brasil, na sua relação sincrética com a Igreja Católica é conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes .
Em Cuba, no Haiti e na República Dominicana também temos várias manifestações incluindo os Estados Unidos, por conta da migração de povos tradicionais da matriz africana. O significado do nome Yemanjá vem da língua Yoruba a língua nativa mais falada na África Ocidental. Yeye omo ejá – Yemanjá (yeye mãe, omo filho (a), ejá peixe) Mãe dos Filhos Peixe. Naturalmente, se percebe a ecologia e o meio ambiente na cosmovisão desta cultura e civilização milenar ancestral humana. Sua saudação é Odô Yá (mãe dos rios).
O rio Nilo, no Egito, ou rio Niger e seu afluente onde todas as coisas são interligadas. Atenção para com as águas, Yemanjá, é um dos rostos de Olorun (Deus) nas águas. Cuide do sagrado salgado da água do seu corpo. Cuide da sua fé que é um direito sagrado. Cuide das águas que ampara a vida na terra. Nosso país é rico em manifestações espirituais.
Em qualquer lugar em qualquer cultura, um ser humano só é verdadeiramente livre quando tem direito de professar a sua crença.
Yemanjá odô yá.
Na supremacia da grande mãe ancestral Yemanjá, muito axé para todos.
Guaraci Fagundes pensador livre