Preocupado com o futuro das novas gerações, o deputado federal Roberto de Lucena (PV/SP) apresentou o Projeto de Lei 156/2015 que dispõe sobre a isenção da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Importação (II), incidentes sobre a comercialização de máquinas, equipamentos, estruturas e outros componentes necessários à fabricação de carros elétricos.
Durante o seu mandato, o parlamentar vem buscando alternativas para o desenvolvimento da sustentabilidade ambiental no Brasil. O intuito é impedir que o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não comprometa a satisfação das necessidades das gerações futuras. “O setor de transportes representa, mundialmente, entrave na busca de sustentabilidade. Uma alternativa que vem se firmando, ao redor do mundo, é representada por carros elétricos”, explica.
O projeto do deputado apresenta dados do Balanço Energético Nacional 2012, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), confirmando que o setor de transportes foi responsável, em 2011, por 30,0% do consumo energético, consumindo 83% a partir de fontes não renováveis e liberando 48,2% das emissões de CO2. Nesse sentido, o deputado paulista destaca que a implantação dos carros elétricos no Brasil, para ser bem-sucedida, deve contar com o apoio governamental, tanto na esfera do desenvolvimento tecnológico, quanto na tributação incidente na fabricação e comercialização dos veículos.
Para Roberto de Lucena, a elevada carga tributária inviabiliza a produção desses veículos pelas empresas interessadas e também as vendas no Brasil, muito embora haja um grande interesse dos consumidores brasileiros na aquisição desse tipo de carro.
Fonte: Comunicação Lid/PV com assessoria do deputado Roberto de Lucena