Pequim advertiu nesta quarta-feira (30) que os seus moradores devem permanecer em casa após o anúncio de medidas de emergência para combater uma pesada neblina de poluição, que encobre a capital chinesa e partes do país.
O governo municipal informou que crianças, idosos e pessoas mais sensíveis à baixa qualidade do ar devem evitar sair às ruas. As autoridades anunciaram o fechamento de 103 indústrias e ordenaram a retirada de circulação de 30% dos veículos nas estradas na terça-feira (29).

A espessa nuvem de ar tóxico está pelo terceiro dia consecutivo estacionada na capital. A visibilidade na área central de Pequim ficou reduzida a 300 metros, de acordo com a televisãi estatal, o que provocou o cancelamento de 29 voos e o atraso de outros sete.
O centro de acompanhamento ambiental municipal de Pequim marcou o índice de 292 ao meio-dia, “altamente poluído”, em que 150 indica uma qualidade “insalubre” do ar e acima de 300 como “perigoso”.
Os problemas de poluição na China são atribuídos à rápida urbanização do país e ao seu acentuado desenvolvimento econômico.
Parte de prédio é visualizado em meio à névoa de poluição que encobriu Pequim nesta quarta-feira (30) (Foto: Jason Lee/Reuters)
Fonte : G1
Isto é um exemplo do que vai acontecer em São Paulo dentro de trinta anos se continuar o deterioramento ambiental com o desmatamento, queimadas, invasões de área verdes,assoreamento de caudais e a desertificação com erosão pelas fortes chuva aumentam a cada ano que passa.O povo acha que aqui jamais irá acontecer o que está acontecendo em XANGAI, China. Ora, que pensa desa maneira não viverá para ver.Uma ONG chamada SOSA PEACE apresentou um projeto denominado V.O.A.R. na década de 70 e colocou os trikes ( asas delta motorizadas ) para realizar a semeadura aérea das encostas erodidas da região de Cubatão e passdos alguns anos, a floresta voltou a recobrir a Serra do Mar.É preciso recobrar o projeto citado o quanto antes, pois vai ampliar o seu campo de ação com uma fiscalização ambiental do cinturão verde da grande São Paulo do alto de ultraleves e trikes, por conta da iniciativa privada em parceria com o estado e municípios que se encontram localizados na área do cinturão verde referido, cujos prefeitos precisam se unir para combater a indiscriminada ação de desmatamentos para dar lugar a condomínios, enquanto ainda é tempo… pois o tempo não pára, como dizia Cazuza em sua música.