O deputado Penna (PV-SP) requereu ao Presidente da Câmara o encaminhamento de indicação à Secretaria Geral da Presidência da República sugerindo a inclusão, no Plano Plurianual do Governo Federal, da aquisição e instalação de sistemas de geração de energia elétrica solar fotovoltaica em prédios públicos e em sistemas de irrigação.
A sugestão ocorre diante do desafio enfrentado pelo País, de continuar crescendo enquanto reduz suas emissões de gases de efeito estufa, de forma a combater o aquecimento global. A COP21, Conferência das Partes das Nações Unidas para o Clima, a ser realizada em Paris entre novembro e dezembro deste ano, deverá resultar em um acordo dos países membros, estabelecendo compromissos com metas de redução das emissões.
Penna chama a atenção para o crescimento das emissões do setor de energia no cenário nacional. “Esse cenário, contudo, poderia ser diferente. A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia em ascensão em todo o mundo: passando dos 5GW de capacidade instalada em 2005 para quase 200 ao final de 2014. Em 2012, foi a fonte que mais recebeu investimentos no mundo (1,5 bilhões de dólares). O Brasil, apesar de ser um dos países com maior índice de irradiação solar, ainda faz pouco uso do Sol para gerar parte da eletricidade de que tanto precisa para atender à população e garantir seu crescimento econômico”, argumenta.
A instalação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos, além de reduzir as emissões, consistiria em economia de recursos. Também funcionaria como exemplo e incentivo aos cidadãos, que poderiam utilizar a fonte solar em suas residências. Quanto aos sistemas de irrigação, Penna vê a utilização da energia solar como opção economicamente competitiva para os pequenos produtores rurais, sobretudo aqueles que vivem em áreas remotas, aonde a energia elétrica chega com dificuldade e a altos custos.
Fonte: Comunicação / Lid PV