O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), em reunião no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta-feira (30), voltou a formalizar o convite ao presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna (71), para dirigir a Secretaria Estadual de Cultura. Penna deve assumir o cargo nos próximos dias.
A duradoura Aliança
Devido a aliança histórica com do PSDB em São Paulo, o Partido Verde vem ocupando espaços de governo desde o segundo mandato de Mario Covas. Na gestão passada (2011/2014), ficou à frente da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, comandada pelo deputado estadual Edson Giriboni (PV-SP), durante todo o mandato, assim como na secretaria de Energia, comandada pelo dirigente nacional, Marco Antônio Mroz, por um curto período. Já no início do atual mandato de Geraldo Alckmin como governador de São Paulo, a legenda assumiu a secretaria estadual de Turismo, através do deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), substituído posteriormente pelo ex-deputado estadual José Roberto Trícoli (PV-SP), que deixou o cargo para disputar as eleições municipais de 2016. Romildo Campello permaneceu como secretário adjunto do Turismo e agora pode deixar a pasta para acompanhar Penna, na Cultura.
Licença
Com as tarefas e deveres que deve assumir, o presidente nacional do Partido Verde pode se licenciar do cargo partidário que exerce. Caso isso ocorra, quem deve assumir a presidência nacional da legenda é Eduardo Brandão que, hoje, preside o PV do Distrito Federal.
Trajetória política
No Partido
José Luiz de França Penna fez parte do grupo que organizou o PV no estado de São Paulo no final da década de 80. Em 1991, em substituição a José Gaspar Ferraz de Campos, assumiu a presidência estadual do PV-SP, cargo em que permaneceu até meados de 2004. Em 1999, em convenção realizada em Belo Horizonte, em substituição a Alfredo Hélio Sirkis (PV-RJ), Penna assumiu a presidência nacional do Partido Verde, cargo que exerce até a presente data.
Nas urnas
Entre 1996 e 2006, disputou, sem êxito, os cargos de vereador e prefeito (na cidade de São Paulo), deputado estadual, deputado federal e senador. Em 2008 se elegeu vereador na capital e, em 2010, foi eleito deputado federal, ficando como suplente nas eleições de 2014. No curso de seu mandato como deputado, presidiu a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal.
Informações complementares sobre o novo secretário estadual da Cultura podem ser encontradas em http://pt.wikipedia.org/wiki/JoseLuizPenna
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo