Em pronunciamento nesta terça-feira, 9, o senador Paulo Davim (PV-RN) chamou atenção para a importância de medidas educativas que permitam a detecção precoce do câncer, salientando que o auto-exame da mama tem facilitado o diagnóstico precoce da doença nas mulheres.
Paulo Davim, que é médico, saudou a passagem do Dia Mundial de Combate ao Câncer, no último dia 8, lembrando que a data foi instituída para chamar a atenção dos governos para a implementação de políticas de prevenção e tratamento da patologia.
Estima-se que, anualmente, sejam diagnosticados mais de 12 milhões de casos de câncer em todo o mundo, dos quais quase 8 milhões levam à morte, que poderia ser evitada se a doença fosse diagnosticada e tratada com antecedência, disse Paulo Davim.
No Brasil, afirmou, o combate ao câncer passa por um momento difícil, pois são poucos os hospitais públicos que dispõem de serviços de oncologia para diagnosticar o tratamento e fazer os devidos acompanhamentos.
“Somente no ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos”, destacou o senador.
Estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil, atrás apenas das doenças do coração.
Fonte : Bancada Verde