A Executiva Nacional do Partido Verde reforçou o discurso de combate aos preconceitos racial, sexual, cultural e à intolerância religiosa dentro das ações do partido em 2014. Por meio de um comunicado especial divulgado no último dia 20 de dezembro, data em que a primeira propaganda partidária do PV Diversidade foi ao ar pela TV aberta para todo o Estado de São Paulo, a executiva reafirmou o compromisso de lutar por um Brasil sem desigualdade, com justiça social e equilíbrio ecológico, principal bandeira defendida pela legenda.
A divulgação do comunicado vai ao encontro das movimentações realizadas pelo partido em 2013. Em setembro do ano passado, durante o lançamento oficial do PV Diversidade como núcleo LGBT do Partido Verde, dirigentes das executivas municipal e estadual foram categóricos ao afirmar que indivíduos responsáveis por violação dos direitos humanos, com atitudes ou manifestações ofensivas ou discriminatórias à origem étnica, a orientação sexual, de gênero e à crença, não poderiam integrar o Partido Verde, pioneiro na defesa de minorias desde a sua formação. O discurso reforça uma maior ênfase da legenda ao empoderamento das bandeiras progressistas que o partido sempre defendeu.
Abaixo, assista ao vídeo da Fundação Herbert Daniel no qual o presidente estadual do Partido Verde em São Paulo, Marco Antonio Mroz, fala sobre a trajetória política de Herbert, pioneiro na luta em defesa dos direitos da população LGBT no Brasil: