Em concordância com a pauta construída, PV segue na defesa do parlamentarismo como solução para crise política
José Luiz Penna e Eduardo Brandão, presidente e vice-presidente do Partido Verde, participaram na tarde desta quarta-feira (15/4), no Senado Federal, de um evento para a entrega de uma carta elaborada pelos movimentos de rua com reivindicações que vão desde a abertura de impeachment da chefe do Executivo até o fim da reeleição. A pauta construída pede o fim da corrupção e a punição dos culpados. “A democracia no Brasil precisa de uma revisão imediata, chegou-se ao limite do suportável”, enfatizou Penna.
O documento foi lido por representantes de seis grupos, dentre eles estão os movimentos Vem pra Rua e Diferença Brasil. “É preciso retomar a reflexão acerca do Parlamentarismo como uma forma de combater os males que o sistema presidencialista tem causado na sociedade”, defendeu o presidente do PV. O Partido Verde defende a urgente necessidade de mudança do regime presidencial de coalizão para o Parlamentarismo a fim de tentar solucionar essa crise política marcada por corrupção e falta de transparência com o dinheiro público.
A carta, intitulada como Carta do Povo Brasileiro, foi protocolada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e segue reunindo forças com os demais partidos políticos, principalmente os contrários ao governo PT. A ineficiência da gestão pública faz do Brasil um país desigual e estagnado. De acordo com a carta aberta, a corrupção é sistêmica e há 12 anos essa mesma corrupção se institucionalizou na máquina pública. Dentre as reivindicações descritas no documento aparecem temas como saúde pública ineficaz, violência urbana crescendo em larga escala e a falta de formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres por causa de um sistema público educacional falho.
Segundo a carta, a impunidade reina no Brasil e a população segue desesperançosa com seus representantes e o poder Executivo tenta proteger suas bases de apoio político e interfere no andamento das investigações. Por este motivo e para tentar ouvir a voz das ruas, o PV clama por uma reforma política e pede por ajustes no processo político eleitoral. “Reivindicamos um país politicamente ético e socialmente justo”, finalizou Penna.
Os organizadores dos movimentos de rua afirmaram que novas pautas serão apresentadas e outras, já existentes, serão complementadas nas próximas semanas replicadas a partir de diálogos nas ruas. Essas pautas serão conduzidas por movimentos democráticos e o Partido Verde seguirá acompanhando este movimento popular.
Fonte : Angélica Brunacci/FVHD