As eleições do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), ocorreram no dia 05 de dezembro. Os verde eleitos como conselheiros nacionais de juventude foram: o secretário nacional de juventude do Partido Verde (PV), Gustavo Gama; o secretário estadual de juventude do PV/AC, Jaireson Nascimento dos Santos; o secretário municipal do PV Palmas/TO, Nilson Luiz Silveira Grimm, o secretário estadual da juventude do PV/TO, Pedro Reis, e o vice-presidente do PV Serra/ ES, Lucas Pretti Cypreste.
Gama que foi reeleito conselheiro pelo eixo do meio ambiente falou sobre a realização da primeira agenda oficial na COP25. “[Participamos] da COP em Madri, discutindo meio ambiente com mundo e representando nosso Conselho Nacional de Juventude. É nossa primeira agenda oficial. Vem muita coisa boa por aí e muito trabalho”, afirmou o secretário nacional de juventude do PV.
Para o secretário estadual de juventude do PV/AC, eleito conselheiro pela região norte, o vice-presidente do PV Serra/ ES, eleito conselheiro pela região sudeste, o secretário municipal do PV Palmas/TO, eleito conselheiro pelo eixo do meio ambiente, o objetivo é representar e apoiar a juventude brasileira de forma positiva.
Conjuve
O PV possui acento no Conjuve desde 2014, quando Priscila Manso foi eleita representante na cadeira de juventude partidárias. Desde então, a participação dos verdes só cresce.
“O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG/PR), e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais”. (Fonte: site oficial do Conjuve).