No primeiro sábado de outubro, 02, foram registrados em todos os estados brasileiros, no Distrito Federal e em 15 países protestos pedindo o Impeachment do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com a Campanha Nacional Fora Bolsonaro, responsável pela organização dos protestos, cerca de 700 mil pessoas compareceram às manifestações.
Os atos contaram com a participação de 20 partidos políticos: PV, Cidadania, DEM, MDB, PCB, PC do B, PCO, PDT, PL, Podemos, PSB, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PSTU, PT, Rede, Solidariedade e Unidade Popular. O Presidente Nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, se pronunciou antes dos protestos dizendo: “Unificando os protestos dos partidos de oposição demos um grande passo para livrar o Brasil deste governo desqualificado.”
Rayssa Tomaz, dirigente do Partido Verde do Distrito Federal, discursou em Brasília, afirmando que são muitas pautas a serem discutidas e que não se negocia democracia, meio ambiente e o futuro das nossas crianças. Reforçou também em seu discurso como é preciso ser contra o agrocídio de Bolsonaro. “Fora Bolsonaro, assassino da Amazônia, não vamos aceitar, vamos a luta, fora Bolsonaro,” afirmou Rayssa.
Faixas e cartazes mostrando o descontentamento com a inflação nos preços de alimentos, da luz, do gás e da gasolina fizeram parte do cenário dos atos. Houve, também, faixas lembrando das 600.000 vidas perdidas para a Covid-19. Gritos de “Fora Bolsonaro” e “mais vacinas e empregos” foram registrados.