Líderes de 50 cidades estarão com ele em seminário no Vaticano esta semana
O Papa Francisco segue com seu compromisso em colocar a sustentabilidade em pauta na agenda global. O Pontífice convidou 50 prefeitos de todo o mundo (incluindo Fernando Haddad, de São Paulo, e Eduardo Paes, do Rio) para participar de um seminário sobre o tema, hoje e amanhã, no Vaticano.
Intitulado “Escravidão moderna e mudanças climáticas: o compromisso das cidades”, o evento mostra que a proteção do meio ambiente é uma das prioridades de Francisco. Lançada no dia 18 de junho, uma Encíclica inédita e vista como revolucionária já havia exigido mais ações dos líderes globais para enfrentar desafios como o aquecimento global e a reformulação do atual modelo econômico.
Na quarta- feira, os governantes terão um encontro com Francisco. Assinado pelo monsenhor Marcelo Sanches Sorondo, responsável pelo sacro Colégio, o convite do seminário prevê uma “exposição direta com o Papa na quarta de manhã”. Segundo o Vaticano, o objetivo do encontro é chamar a atenção para duas emergências globais: a escravidão moderna ( como o tráfico de seres humanos) e as mudanças climáticas.
“Será o maior encontro de prefeitos já visto no Vaticano”, declararam, em uma nota, os 12 prefeitos que integram o Carbon Neutral Cities Alliance, uma colaboração de cidades globais para a redução de gases de efeito estufa. “O encontro se concentrará na maneira como as cidades, as comunidades religiosas e os líderes de outras comunidades podem cooperar da maneira mais eficaz para enfrentar a poluição e evitar o empobrecimento permanente das futuras gerações”.
Fonte: O Globo