Para estabelecer a relação entre o surgimento do conceito mundial de Desenvolvimento Sustentável e as relações com a conferência mundial que será realizada em 2012, a Rio+20, o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho (PV/MA), proferiu palestra intitulada Contexto mundial de desenvolvimento sustentável e suas relações com a Rio+20, ontem, durante o I Seminário Internacional de Logística.
Sarney Filho adiantou a pauta para as conferências da Rio +20. “Os debates estarão centrados em dois temas principais: a economia verde e a governança para o desenvolvimento sustentável, tendo em vista a erradicação de pobreza”, destacou.
Sarney Filho enfatizou a posição de liderança do Brasil nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e destacou algumas medidas já apresentadas e que serão discutidas durante a Rio +20.
“Um exemplo seria a adoção do PIB Verde, paralelamente ao PIB tradicional. O PIB Verde contabiliza as variáveis qualitativas relacionadas à sustentabilidade social e ambiental, baseadas nos princípios da economia verde. A contabilidade ambiental é complexa, mas é um passo necessário e importante”, destacou
Uma segunda proposta seria o cumprimento de metas de transição, até 2022, para uma economia sustentável de baixo carbono, relacionada a energias limpas, preservação e recomposição de florestas e de biodiversidade, manutenção de áreas verdes urbanas, além da produção saudável de alimentos. Outra proposta foi o redirecionamento das compras e contratos governamentais para bens, produtos e serviços certificados, de modo a ser impulsionada a competitividade da economia verde.
Uma quarta proposta seria dar início à negociação de um fundo internacional de financiamento e da implantação de um sistema de transferência de recursos financeiros, de tecnologias e de capacitação para a adaptação às mudanças climáticas.
Fonte : www.sarneyfilho.com.br
*A palestra completa você pode conferir no link: http://bit.ly/uQt3v5