Em entrevista exclusiva a O LIBERAL, o presidente nacional do Partido Verde, o deputado por São Paulo, Luís Penna, adiantou os nomes cotados pelo partido para a disputa presidencial no ano que vem, citando o ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro Fernando Gabeira, e a vice-prefeita de Salvador, no Estado da Bahia, Célia Sacramento. Já o líder do partido na Câmara dos Deputados, Sarney Filho, informou ao jornal que a meta deles é aumentar para 30 o número de eleitos para compor a bancada federal – na última eleição, o partido elegeu 14 deputados.
Eles estiveram presentes no IX Encontro Estadual do PV, promovido por membros locais do partido, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na manhã de ontem. O evento reuniu também representantes de outros bandeiras partidárias. Apesar de ter uma bancada “pequena”, Sarney Filho acredita que o PV já conseguiu se “impor” na pauta do Congresso, devido à “qualidade das causas que defende”.
Quanto às manifestações ocorridas nos últimos meses em várias partes do País, a liderança reforça que o partido já defendia muitas das reivindicações. “Por exemplo, o partido já tinha fechado questão contra a votação daquela PEC (PEC 37) que retirava poderes do Ministério Público. A gente tem um projeto de taxação de riqueza para a saúde. Na questão socioambiental, uma questão indígena de
respeito aos direitos humanos”, explicou.
Sarney Filho também menciona a posição do PV dentro do Congresso Nacional e as bandeiras levantadas pelos membros do partido. “A gente tem sempre teve uma posição de vanguarda dentro do Congresso, em defesa à diversidade e das garantias das liberdades individuais, seja ela religiosa, de cunha cultura, de opção sexual.
É um partido contemporâneo da vida brasileira. Acho que a gente tem um potencial muito grande para crescer e se incorporar, porque é uma identidade grande”, disse. Sobre o encontro, o deputado afirma que é uma oportunidade para´dar “pilaridade” às propostas e torná-las conhecidas e debatidas junto a representantes de outros partidos políticos.
Fonte : Jornal O Liberal