Com era esperado, o 50º Encontro Estadual do PV-SP teve um satisfatório comparecimento de dirigentes, parlamentares e administradores públicos vinculados a legenda. Em um clima animado e de muita confiança entre os presentes, mais de 600 dirigentes assinaram a lista de presença, lotando a plenária do evento.
Mais do que qualquer tomada de medida preparatória ou estratégica, este encontro serviu para levantar o ânimo daqueles que passaram os últimos seis meses dedicados à reconstrução das direções regionais e municipais. Um esforço árduo, muitas vezes não reconhecido, que valeu a pena esperar para crer.
Nos corredores, nas rodas de conversas que aconteceram antes, durante e depois da plenária, foi possível perceber o grau de satisfação daqueles que ainda não tinham plena confiança de que, nas eleições de 2016, o PV-SP fará sua “lição de casa”.
A certeza que a legenda terá um número expressivo de candidaturas majoritárias ficou claro. Quase todos os prefeitos em exercício (32) irão para a reeleição. O número de vice-prefeitos que agora devem buscar a cabeça de chapa também pode ser surpreendente. As listas proporcionais nas grandes cidades, com raras exceções, não sofrerão com as coligações, optando pela chapa pura, o que pode aumentar as bancadas verdes na próxima legislatura.
É verdade também que ainda há tempo para ampliar os quadros da legenda nos municípios, até o mês de outubro. E foi esta a tônica dada aos coordenadores regionais que, simbolicamente, tomaram posse de seus cargos no encerramento do Encontro.
De tudo que foi dito, por todos que passaram pela plenário do Encontro, o que mais interessa a legenda neste tempo de espera, entre a formação das listas de candidatos e a eleições municipais propriamente ditas, é a certeza de que o PV ainda tem o melhor discurso, as melhores práticas e, entre as mais importantes de suas qualidades, a moral ilibada nas tratativas com as coisas públicas. Ao juntar estes quesitos no momento de se apresentar ao eleitorado, em 2016, a legenda pode fazer a diferença e ajudar na transformação política que a sociedade, como um todo, espera.
A direção estadual deve intensificar, a partir de agora, o cronograma das reuniões regionais para finalizar a primeira fase preparatória, visando as eleições municipais de 2016, que termina com o prazo de filiações, no início em outubro.
Secretaria Estadual de Comunicação
Partido Verde – São Paulo