O Partido Verde do Brasil endossa o documento da Federação dos Partidos Verdes das Américas (FPVA), que se declara em permanente estado de alerta contra o grave atentado político contra os integrantes do Movimento Ecológico da Guatemala.
Expressamos com firmeza nosso total repúdio à prática que se vem instalando em nosso continente, de perseguir o adversário político com uma estratégia de judicialização da política.
Repudiamos a detenção injusta e preventiva de líderes Verdes da Guatemala e denunciamos as arbitrariedades cometidas no processo, que implicam em grave violação dos direitos humanos das vítimas.
Os Partidos Verdes das Américas, representado no Brasil pelo PV, exigem a libertação imediata de todos os detidos. Apoiamos a defesa da luta dos ambientalistas na Guatemala e reiteramos nosso apoio incondicional aos Verdes que hoje sofrem perseguições.
Segundo informações, duas dirigentes verdes que estão detidas foram diagnosticadas com COVID-19 e receberam medicamentos na prisão. No entanto, a transferência para tratamento em unidade hospitalar não foi permitida pelo governo.
Instamos também as autoridades governamentais da Guatemala, país em processo de ratificação do Acordo de Escazú, a respeitar o artigo 9, que obriga os Estados a garantir um meio ambiente seguro para que grupos e organizações que promovem os direitos humanos em matéria ambiental possam atuar sem ameaças ou intimidação.
Brasília, 8 de junho de 2021.
Partido Verde