O Partido Verde, que tem uma história de 26 anos de defesa das questões do meio ambiente em Minas Gerais, sempre pautado por ações de preservação e cuidado ambiental, vem a público se manifestar a respeito da imensa tragédia ocorrida no distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana (MG), na Região Central do Estado, no dia 5 de novembro.
Em primeiro lugar, o Partido Verde de Minas Gerais se solidariza com as vítimas deste terrível ocorrido, com os familiares dos que perderam a vida e daqueles que ainda estão desaparecidos.
O PV quer que os fatos dessa tragédia sejam apurados com profundidade para que não apenas sejam apontados os responsáveis, mas também que novos procedimentos de cuidado e preservação do meio ambiente sejam adotados no Estado de Minas Gerais. Esperamos que, a partir desse episódio, surjam novas regras, legislações, mais rigor no controle dos processos de operação de barragens, além de maior fiscalização das demais barragens existentes no Estado.
Os membros do Partido Verde estão atentos e esperam que os fatos sejam devidamente apurados. Contamos com a atuação precisa e imprescindível do Ministério Público de Minas Gerais, dos órgãos fiscalizadores e da Justiça Estadual. Queremos que os culpados sejam apontados e que arquem com o dano que causaram. Tragédias desse gênero não podem voltar a ocorrer.
Agostinho Patrus Filho
Deputado Estadual e Presidente do PV-MG