O Partido Verde repudia os atos de violência em escolas ocorridos em São Paulo e, agora, em Santa Catarina. Nossos sentimentos às famílias e a toda comunidade escolar. É inadmissível que nossas crianças e seus professores fiquem expostos a agressões tão bárbaras.
Temos acompanhado em nosso país um crescimento de ataques, especialmente nestes ambientes que historicamente representam a inocência, o cuidado e o amor. As escolas têm sido palco destas atrocidades e é necessário que tenhamos um olhar para as causas destes acontecimentos.
A cultura da agressão, do bullying e da violência que acompanhamos sistematicamente em fóruns da internet tem encontrado nestes locais terreno fértil para suas materializações. É importante pensarmos, enquanto entidade de representação social, em saúde mental, regulação de redes sociais e ações preventivas contra a violência. Salientamos ainda que estas discussões são essenciais para superarmos este triste capítulo da nossa história.
O Partido Verde reforça seus valores de pacifismo e cultura de paz. Precisamos urgentemente ampliar os diálogos com toda a sociedade, para que consigamos, juntos, vencer o enorme desafio posto que é a violência. Nos solidarizamos com todos os familiares, amigos e comunidade, que sejam acolhidos em seu sofrimento.
Por fim, deixamos aqui uma citação de Jean-Paul Sartre: “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.”