O PV é um projeto para a maior floresta do Brasil
Viva o Dia da Amazônia, 5 de setembro, que homenageia nossa maior riqueza natural, metade do Brasil, um verdadeiro patrimônio da humanidade por sua complexa e generosa biodiversidade, maior floresta tropical do planeta. Para o Partido Verde43, a manutenção sustentável da Amazônia, com o devido equilíbrio dos fatores econômicos, sociais e ambientais, deve ser obrigação e meta do governo brasileiro. Por isso mesmo, o PV é o primeiro partido na disputa pela presidência da República que prevê em seu projeto de Brasil a criação de um ministério da Amazônia que possa integrar todas as politicas publicas voltadas para aquela região (mesmo reduzindo os 39 ministérios atuais para 14 pastas).
Apesar de tudo que representa em termos de recursos naturais de toda espécie, a Amazônia não tem recebido o cuidado devido pelo governo brasileiro, nem muito menos a nossa população que vive lá e que hoje ostenta índices de desenvolvimento social bem inferiores aos da média nacional. Mais uma razão para a criação da nova instituição. Outro grave sinal de descuido se revela nos números mais recentes divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre a devastação do seu território: a Amazônia Legal perdeu 3.036 km² de floresta entre agosto de 2013 e julho de 2014, 9,8% a mais em relação ao período anterior,” um montante desmatado equivalente a duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo.”
Além destes fatores, com a crescente poluição atmosférica, a Amazônia, ao lado do Nordeste, deve ser a região mais vulnerável e afetada em nosso país e requer, assim, mais cuidado e atenção para se prevenir dos desastres provocados pela ação inadequada do homem. Tem razão o cordelista brasiliense Gustavo Dourado em sua homenagem à magnífica região e que o PV aplaude: “…Amazônia é natureza: É terreno brasileiro…/Nossa biodiversidade: Não pertence a estrangeiro…/É riqueza do Brasil: Que é luz do mundo inteiro…”