ENTREVISTA ROBERTO TRIPOLI Vereador de São Paulo pelo PV
Vereador mais votado de São Paulo, o “verde” Roberto Tripoli explica sua campanha pró-meio ambiente
Rafael Abrantes
Depois de conquistar 132 mil votos nas urnas e garantir o sétimo mandato consecutivo na Câmara de Vereadores, Roberto Tripoli (PV) protagonizou a primeira saia-justa de ‘alto escalão’ do novo governo municipal ao recusar convite do prefeito eleito, Fernando Haddad (PT), para liderar a secretaria do Verde e Meio Ambiente. A área que o conduziu à vida política, desta vez, não o seduziu. Em entrevista ao BRASIL ECONÔMICO ele explica o motivo, e comenta as prioridades do Legislativo em 2013.
Por que o sr. recusou o convite do prefeito Fernando Haddad para assumir a secretaria municipal de Verde e Meio Ambiente?
A questão ali não é ambiental. Depois de o partido analisar a secretaria, chegamos a conclusão de que ela precisava de outro perfil e indicamos o Ricardo Teixeira (PV). Eu fui eleito à Câmara Municipal e não para secretário. Não tenho apego a cargo, então vamos torcer para que o Ricardo faça uma boa administração.
E qual seria esse perfil?
A história é longa. São 1,5 mil funcionários, com muitos deles instalados em um prédio de três mil metros quadrados. De cara já tem que mudar para outro de cinco mil (metros quadrados). Tem a questão da informatização de todos os processos. Existe muito papel em cima de mesa, de dez, quinze anos atrás. Hoje em dia você quer informatização para ter acesso mais rápido a licenças ambientais. Há também funcionário mal pago. Como se pode dar uma licença de um empreendimento de bilhões de reais como o metrô e ter funcionário que ganha R$ 3 mil? Não se consegue no mercado ninguém que assuma uma responsabilidade desta por esse valor. Enfim, é uma questão administrativa e eu estou na questão ambiental. O partido fez uma nova opção, e me dou o direito de permanecer na Câmara como o vereador mais votado da cidade.
Entre seus projetos para 2013, o sr. pretende levar à Câmara algum que visa melhorar as condições da secretaria?
Isso não cabe ao Parlamento, é uma iniciativa do Executivo. É claro que colaboro para poder aprovar uma legislação que melhore a situação dos funcionários. Eu trabalho pela proteção dos animais e o prefeito Haddad confirmou que vamos inaugurar no começo do ano que vem mais um hospital de cães e gatos na zona norte, e vamos seguir em frente para inaugurar outro na zona sul. Sobre o canil e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a expectativa é fazer uma ampla campanha de divulgação para que a população adote os animais para esvaziar o canil. Os projetos são os mesmos nas últimas décadas, ou seja, continuamos batalhando por aquilo que a gente acredita, pela proteção dos animais e estamos bem com o prefeito. Ele tende a fazer um bom governo.
Qual será o posicionamento do PV na Câmara em relação ao governo Haddad?
Eu nunca fui base de nenhum prefeito. Procuro colaborar, mas nunca ser base. Tivemos um secretário no governo (José) Serra (PSDB) e o partido fazia muita oposição a certas propostas suas mesmo tendo a secretaria. Agora vai ser da mesma forma. Vamos colaborar com o governo. Se tiver que criticar, vamos fazê-lo. O PV não será base, mas será o partido que tende ajudar Haddad a governar São Paulo, principalmente na questão ambiental.
O PV terá representação na Mesa Diretora da Câmara e em suas comissões?
Acredito que sim. O PV não é apegado a cargos, mas dentro da proporcionalidade, que é a proposta do PT, o Partido Verde teria direito à 2ª secretaria da Câmara. O PV também reivindica a presidência de uma forte comissão permanente, que está agora em negociação pela bancada.
Sobre a oposição, o PSDB deve ficar isolado na próxima Legislatura?
Acredito que será PSDB de um lado e PT do outro. Mas pode-se ter um bloco PSB-PV-PSD, com quinze vereadores, no próximo mandato. A questão é dinâmica. Mas tende a ser consenso que dia 1º de janeiro não haverá surpresas (no plenário).
O sr. já prevê que Haddad terá uma ampla maioria na Câmara, evitando dificuldades na aprovação de projetos?
O ex-prefeito José Serra (PSDB) não tinha maioria na Câmara e aprovou todos os projetos que beneficiavam a população. O Kassab garantiu uma maioria, mas quando se tratava de projetos importantes, ele aprovava inclusive com voto da oposição. Não diria que Haddad esteja preocupado em fazer uma base de sustentação. Ele está abrindo espaços, mesmo que pelos discursos, para discutir com todos os partidos, inclusive os da oposição. Vamos aguardar que aconteça isso.
Quais serão as prioridades do Legislativo para este ano?
Tem o Plano Diretor, que deve ser uma questão para se rediscutir com a sociedade o que queremos para os próximos vinte anos; também a proposta do Arco do Futuro (promessa de campanha de Haddad). Acho que a Câmara discutirá muita questão urbana, de zoneamento e arquitetura no primeiro semestre. Enfim, o Haddad colocará suas propostas no Legislativo.
E qual será seu primeiro projeto em 2013?
Não é por falta de leis que a cidade está degradada. Não sou parlamentar de ficar fabricando leis, apesar de ter feito a lei do Psiu, da Cidade Limpa, da Proteção dos Animais…são poucas leis, mas que de fato estão funcionando. Vamos ampliar os hospitais de cães e gatos na cidade, uma novidade muito grande. É o trabalho do dia-a-dia, espero corresponder aos votos que obtive.
O sr. imaginava conquistar mais de 130 mil votos na última eleição?
Não tinha essa expectativa, mas sempre fui muito bem votado. Nosso tema é o mesmo de todas as campanhas, os mesmos discursos e entidades que nos apoiam. Isso mostra a repercussão de nosso trabalho na Câmara.
A proposta do sr. de defesa da ecologia, da fauna e flora, tende a ganhar mais apelo com os eleitores de uma metrópole como São Paulo?
Eu não trabalho com o apelo da sociedade. Venho do movimento ecológico dos anos 70, tive vários momentos de defesa do meio ambiente. Não tenho novas propostas. Queremos garantir o que já existe, ampliar, continuar o debate sobre proteção à fauna. Não é que eu fiz uma campanha para ter tal votação, eu faço campanha todos os dias. Não estou fazendo isso para falar o que o povo quer ouvir. Não só faço o projeto, como dou sustentação na questão do orçamento e também o atualizo.
Fonte: Brasil EconômicoData: 08.01.2013 |
A entrevista do vereador verde Roberto Tripoli, reflete bem a posição que os verdes, da cidade de são Paulo tem a se embasar. Permita-me Vossa Excelência enfatizar, que uma das funções do legislador é fiscalizar o executivo, tarefa essa que a meu ver deve ser bem cuidada, principalmente nesses tempos de mensalão. Boa sorte, parabens pela eleição, que muito orgulha os verdes. Abraço amigo.
tambem acho que tem que continuar e dar segmento ao que esta começado conheço o seu trabalho de muito tempo parabéns
A questão da flora e a fauna falo do meio ambiente,e de inteira responsabilidade
politica em primeiro lugar,cabe cada um de vocês colocar ordem de quem ocupará o cargo para serem desenvolvido em nome da natureza e do povo que zela por ela.
Este é um apelo que representa a sociedade não só paulistana,mas em todo Brasil.
É Sr. Tripoli o senhor não assume a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, não é porque a sua causa é dos animais, e sim, porque através da nova regularização do Sr. Prefeito Haddad não mais cobrar taxas dos veiculos no Controle Ambiental, não é mais interessante não é, é uma Secretaria que não mais terá entrada de verba de impostos e taxas, o Senhor quer é DINHEIRO, e a Secretaria do Verde não tera mais não é, entao não é interessante NÉ LINDÃO. Ajuda aos animais, brinca, voce é igual a todos os politicos.
O Sr. Roberto Tripoli seria um secretário modelo, exemplar; perdemos a oportunidade de mostrar as qualidades que existem no PV. Como secretário ele se destacaria. Contudo, respeito sua decisão.
Caro Roberto Trípoli:
Suas são razões próprias e não há como contestar sua vontade.Mas quanto a manter apenas aquilo que sempre o reelegeu, agora já não dá mais para apoiar…pois vejo que se acomodou na quantidade de votos e não tem observado políticas públicas necessárias ao meio ambiente com relação à população que nas próximas eleições municipais de 2016 vai cobrar dos candidatos.Entrevistei o prefeito Haddad quando era candidato com apenas 3% de intenção de votos e na pergunta que lhe fiz sobre BANHEIROS PÚBLICOS, ele de pronto, sem nem mesmo me deixar concluir a pergunta, disse: SÃO PAULO NÃO TEM BANHEIROS PÚBLICOS, a que emendei, NEM NO BRASIL INTEIRO!
Esta entrevista vai estar no ar em 2014, no segundo semestre.A SOS PEACE COMMUNITY ( Comunidade SOS PEACE ( socorrer,salvar a paz ) vai enviar a todos os vereadores da Câmara Municipal o pedido para que algum deles enviar um PL para dotar a maior cidade da América do Sul de banheiros públicos, como os de Londres, Paris, Berlim, etc., onde o cidadão não precisa se constranger em pedir a dono de boteco para usar os sanitários ( que nada tem a ver com o termo )e este conforme a aparência e vestimenta do cidadão, pode dizer que o banheiro está quebrado ou faltando água, para negar o uso, uma desculpa que já deve ter vitimado muitos trabalhadores pobres deste Brasil miserável que não tem higiene, e por consequência, vitíma milhões de patrícios com esta situação de falta de Saúde Pública, enquanto vereadores omissos com os seres humanos, vivem se elegendo dedicando mais aos animais ( nada contra ) do que para aqueles que os elegeram e se perpetuam no cabide de emprego público, às expensas de nosso suor, cuja energia ( que dinheiro é energia circulante )é absorvida muito mal pelos ” representantes ” do povo, que agora mesmo os novos vereadores eleitos querem aprovar uma lei municipal proibindo a entrada democrática na CASA do POVO, por uma questão de SEGURANÇA ( de quem? deles ou nossa ? ) e assim vão ficar bem longe de quem os elegeu. Que tipo de gentalha é essa que nos representa? Se isto passar no plenário de votação, as redes sociais vão marcar aqueles que votarem a favor. A Câmara Municipal de São Paulo deve ter acesso livre a qualquer cidadão, e estses palhaços tem medo do povo, que vai cobrar mesmo o que eles se comprometeram e prometeram e AGORA QUEREM SE ESCONDER DOS ELEITORES DURANTE QUATRO ANOS, sem serem questionados nos corredores da casa. Não passam de meros patifes paranóicos, pois se temos PM, GC Metropolitana, seguranças da PM que são motoristas dos parlamentares e andam armados, qual é a jogada deles, senão se esconderem dos eleitores?
Enquanto isso, a população faz como os cachorros do Trípoli, que defecam e urinam nas calçadas da Cidade Limpa ( que ficou mais suja que a emenda ) e nem se compara a grandes megalópoles do mundo, como por exemplo, Nova Iorque, que não tirou os letreiros a neon,e são marca registrada do potencial de imagem global que o mundo inteiro conhece. Nossa cidade não passa de uma cidade provinciana que ” inchou ” demais e nada foi feito para consertar durante as gestões anteriores, pois os vereadores somente visam projetos menores, que lhes garanta os votos nos anos eleitorais.Hoje está à frente da prefeitura de SP uma promessa crível, o preparado FERNANDO HADDDAD, que como o Professor Jânio Quadros ( aniversariam no dia 25 de Janeiro – aquarianos – ) tem energia da juventude para começar a mudar a imagem de São Paulo para melhor.
Esperamos todos nós que as PPP’s entrem logo em ação para dotar a cidade de BANHEIROS PÚBLICOS, cujo projeto a ONG SOS PEACE passará ao prefeito, para que ele envie à Câmara para aprovação, pois o custo deste projeto é ZERO para o erário público. Não terá custo para os cofres municipais e quem for o vereador a apresentar tal projeto, será sempre considerado um estadista, pessoa de primeiro mundo e terá pela frente uma CARREIRA PÚBLICA respeitada por sua avançada responsabilidade social.
VEREADOR,O sr é verdadeiramente “O CARA”.
Apos seguir com esperança mais uma vez renovada, o ultimo julgamento do STJ ,cujo nome da ação nem pronuncio, e verificar , mais uma vez com uma tristeza infinita, a mudança de posturas dos mais nobres e respeitaveis juizes,apos decis~es tomadas ,
Congratulo-me com sua Postura sempre de um estadista mesmo !!!!!! incólume , sem se vergar ás seduções do ” puder”, desde que o acompanhei na C.M.S.P . Ainda preserva os principios que são seus. Por isso mesmo o mais votado e seus eleitores assim procederam porque acreditam que através de sua Leis , a maioria em execussão , se poderá ter e ver sensibilização e respeito por todos os animais e nosso verde. Gostaria de colaborar.
Maria aparecida Ferber- ex Movimento Voto Consciente
FIZ UM COMENTARIO QUE NÂO SEGUIU??????
Saudações Verdes: Achei muito certa a sua linha de pensamento senhor vereador Roberto Tripoli!!!…..a autenticidade de uma conduta, faz as pessoas ver em nos uma autoridade…..Parabéns!!!!
Nobre vereador, entre as opções de renovação de energias limpa a qual a sociedade brasileira tanto anseia politicamente escrevendo, disponibiliza-nos para fortalecer os desdobramentos da trajetória dos militantes em defesa de suas propostas de politicas públicas humana, animal, alimentar e seus espaços dentro do plano diretor periférico,suburbano. Parabenizo-lhe pela conduta e a salva de votos.
Prezado vereador, entre as opções de renovação de energias limpa a qual a sociedade brasileira tanto anseia politicamente escrevendo, disponibiliza-nos para fortalecer os desdobramentos da trajetória dos militantes em defesa de suas propostas de politicas públicas humana, animal, alimentar e seus espaços dentro do plano diretor periférico,suburbano. Parabenizo-lhe pela conduta e a salva de votos.
Caro Vereador Roberto Tripole
Penso e concordo em dois pontos fundamentais,a ideia de por em pratica as decisões legislativas ja existentes, evitando a desnecessaria fabrica de leis com temas semelhantes e especulativos.
A especialização setorial politica,que ja é pratica aprovada mundialmente, tem que ser incrementada em nosso pais, a fim de existir uma seleção natural de legisladores preparados,transparentes e capazes. Coibindo dessa forma a iniciativa de individuos corruptos, que ludibriam o povo com o seu poder ou econômico ou o “dom” de convencimento enganativo nas suas campanhas de promessas eleitorais.
Nóbre Vereador “Verde” Admiro sua Atitude!Poderá contribuir Bem mais, como legislativo seja apresentando ou aprovando projetos,seja lutando para Levar recursos para o município através de repasses estadual ou federal.e isso através de “um mandato que é Seu” Parabéns e boa sórte em mais esse madato!.
Caro vereador, parabéns pelas suas atitudes, precisamos de alguem que represente com firmeza a democracia, com atitudes e determinação.