Alunos da Universidade Politécnica de Cartagena, na Colômbia, apresentaram um protótipo de uma motocicleta totalmente silenciosa, não poluente, dobrável e conectada a novas tecnologias, durante a competição internacional Smart Moto Challenge 2013, cujo objetivo era ajudar a resolver os problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades.
A motocicleta é dobrável para facilitar o seu uso em elevadores e no transporte público, além de ser dotada de conexão com celulares inteligentes e aplicativos desenvolvidos especialmente para facilitar a busca por estacionamentos na área urbana.
O veículo, que tem pouco mais de 50kg, foi desenvolvido pela equipe da Escola de Industriais da Universidade Politécnica de Cartagena. A motocicleta foi considerada como a de melhor desenho mecânico por ser a única moto articulável apresentada na competição.
Um dos objetivos dos criadores é oferecer a motocicleta como opção para estudantes que moram em edifícios sem espaço na garagem. Guardada dentro de casa, a moto oferece menor risco de roubos. “Facilita o carregamento da bateria e dificulta o roubo do veículo inteiro ou parte dele, como o motor elétrico”, destacou o professor Patricio Franco, líder da equipe. Com um smartphone, que pode ter sua bateria recarregada na moto em movimento, o piloto pode conectar-se à internet e ter acesso a informações do Google Maps, entre outros serviços.
Será que a ideia vai se desenvolver em escala comercial e chegar ao Brasil?
Fonte : Revista do Meio Ambiente
Genial, O que esta engenharia não faz………… Isto resolveria muito a questão da mobilidade urbana. Parabéns aos criadores e esperamos poder contar com este tipo de motocicleta em nossas ruas. Isto sim é energia limpa e ar puro, sem transtornos de engarrafamentos, etc…