A situação está crítica! A seca dos dois últimos anos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste fez com que o Brasil tivesse, em junho e julho, a maior quantidade de incêndios registrada até hoje nesta época. O que mais preocupa é que este período, tradicionalmente seco, está apenas começando. Ou seja, o número de casos tende a aumentar.
Para tentar evitar novas queimadas o Governo Federal lançou uma campanha nacional esta semana. O Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na última terça-feira (02), fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e tv, alertando a população sobre os riscos provocados pelos incêndios, destacando a importância da atuação dos estados e municípios e, claro, da sociedade para evitar o “fogo no mato” que atinge o país neste “momento especialmente difícil” de seca, pois sabemos que isso é “prejuízo de fato”.
O deputado Evair de Melo, vice-líder do PV na Câmara dos Deputados, considera que a campanha será um divisor de águas no enfrentamento desse grave problema, pois informará a sociedade e deixará as pessoas mais atentas e conscientes. “Muitas vezes, a maioria dos incêndios é acidental. A pessoa não imagina as consequências que um ato impensado pode trazer para o meio ambiente e para a produção agrícola.” E reforçou a importância dessa aproximação com a comunidade, proposta pela campanha.
Fonte: Assessoria de Comunicação MMA