Encontro realizado em Cuiabá (MT) traça estratégias para uma atividade socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.
MARTA MORAES
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do MMA, Juliana Simões, participaram, nesta quinta-feira (25/08), em Cuiabá, do evento “Diálogos sobre Pecuária Sustentável”.
Promovido pelo governo de Mato Grosso, em parceria com o grupo Carrefour, o encontro reuniu também representantes do Ministério Público Federal, Ministério da Agricultura, Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e de indústrias frigoríficas para debater sobre a produção de carne bovina in natura de acordo com a legislação ambiental e trabalhista.
Durante o evento foram debatidos o papel e os desafios da atividade, princípios, padrões e práticas comuns a serem adotados pelo setor. O intuito é traçar estratégias que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Neste contexto, o envolvimento de todos os segmentos que compõem a cadeia de valor, e também da sociedade civil, é fundamental para se atingir este objetivo.
SUSTENTABILIDADE
Segundo o ministro Sarney Filho, é indispensável a parceria entre setor privado, sociedade e governo. “Atos como este mostram o rumo certo à sustentabilidade e respeito às futuras gerações”, afirmou.
Para a secretária Juliana Simões, a pecuária é um setor importante da economia. “O desafio do governo é apoiar iniciativas e desenvolver estratégias que promovam a sustentabilidade ambiental e social da cadeia produtiva da carne”, destacou. “Hoje em dia, o mercado consumidor exige cada vez mais uma carne livre de desmatamento e com boas práticas na produção”.
Ao final do encontro, o grupo Carrefour fez o lançamento da Plataforma de Pecuária Sustentável que irá monitorar 100% da cadeia produtiva da carne bovina.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227
Fonte: Ministério do Meio Ambiente