Fábrica de Cultura em Vila Nova Cachoeirinha / Foto: Divulgação
A implantação de uma unidade do Projeto Fábrica de Cultura em Diadema foi a pauta da reunião da última terça-feira (12) entre o prefeito, Lauro Michels, e o Secretário Estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo. Também estiveram presentes na reunião o articulador da ideia junto ao Estado, o deputado estadual Orlando Morando, e o Chefe de Gabinete de Diadema, Adler Teixeira (Kiko).
Com a implantação da unidade, Diadema seria a primeira cidade fora, o município de São Paulo a contar com uma Fábrica de Cultura. Na capital, há oito unidades implantadas e outras duas em vias de serem inauguradas.
O Projeto tem o objetivo de inclusão social por meio da cultura ao disponibilizar cursos nas diferentes linguagens como música, teatro, circo, dança e artes plásticas, entre outras.
De acordo com o secretário Marcelo Mattos é muito estimulante a ideia de levar o projeto para outras cidades próximas aSão Paulo, tendo em vista o contexto de vulnerabilidade social, que é o que justifica a construção das fábricas de cultura. A perspectiva de uma fábrica em Diadema vai ser analisada e discutida com o governador Geraldo Alckmin.
O prefeito Michels explicou que outra etapa nas conversações será a reunião entre técnicos da Secretaria de Obras do município com o Estado para as partes conhecerem os detalhes do projeto, e condições do terreno para a instalação.
As fábricas possuem tamanho e projeto padrão, mas pode haver variações, conforme Mattos. Os terrenos atuais das unidades costumam ter em média 6 mil m² e disponibilizam cerca de 1.200 vagas.
Virada Cultural
Outro ponto apontado por Michels e que também tem a interlocução de Orlando Morando é a participação de Diadema como uma das cidades da Virada Cultural do Governo do Estado de São Paulo. O evento está programado para ocorrer nos dias 25 e 26 de maio.