Em uma foto antiga, a candidata aparece à frente de um grupo de pessoas que caminhavam em uma trilha
Uma foto antiga da candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede) foi compartilhada em grupos do Facebook nos últimos dias. Nela, a presidenciável aparecia à frente de um grupo de pessoas – entre homens, mulheres e crianças – que, aparentemente, caminhavam em uma trilha de terra em uma área rural. De acordo com a mensagem que a acompanha a publicação, Marina Silva estaria participando, na ocasião, de uma invasão de fazendas, em 1986.
A mensagem também compara o suposto ato à ação do Movimento dos Sem-Terra (MST). Ao final, a publicação ainda questiona o internauta ao perguntar se é essa a presidente da República que ele quer para o país. Entretanto, o contexto verdadeiro da imagem não é esse.
A foto, na verdade, foi postada por Marina Silva no Flickr, uma rede social para armazenamento e postagem de imagens. A mulher apontada na foto realmente é a candidata da Rede, porém ela participava de um “empate”, uma espécie de protesto de seringueiros. O ato ocorreu na fazenda Bourdon, na cidade de Xapuri, no interior do Acre, em 1986. O objetivo do grupo era impedir que os fazendeiros derrubassem árvores da região.