O Deputado Roberto de Lucena pediu nesta quarta-feira (28), a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI, com a finalidade de investigar a transação de compra e venda realizada pelas empresas Webjet Linhas Aéreas e Gol Linhas Aéreas e a posterior demissão de 850 funcionários, bem como os sinais da constituição de oligarquias no setor, e as consequências para o consumidor e a sociedade brasileira.
“São centenas de famílias afetadas de uma hora para outra. São inúmeras histórias de pessoas que dedicaram suas vidas em prol de uma carreira e agora se encontram desamparadas”, disse o deputado.
De acordo com os funcionários da Webjet, quando a empresa foi comprada pela Gol, eles foram informados que aguardassem um posicionamento da Agência Nacional de Aviação Civil- ANAC para o remanejamento dos profissionais. Os funcionários demitidos afirmaram que, a demissão em larga escala sempre foi uma alternativa descartada pela Gol que recebeu estímulos do Governo.
“ A anuência do Governo na transação da compra da Webjet pela Gol, trouxe prejuízos para a sociedade. Centenas de empregos foram dizimados, o duopólio de mercado se consolidou, as passagens subiram, as classes C e D estão voltando para o ônibus, sumiram opções e horários de voos”, afirma o parlamentar.
O deputado informou ainda que, a partir do dia 17/11/2012, as passagens da Webjet passaram a ser vendidas exclusivamente pelo sistema de reserva da Gol e tiveram um aumento de 211%, o que constitui dano e abuso ao consumidor.
Fonte : Assessoria