O cacique Valdeci Tembé, de 43 anos, que estava desaparecido desde o último fim de semana, após um ataque de madeireiros na Terra Indígena Alto Rio Guamá (PA), foi localizado anteontem à tarde em uma área de floresta no interior do município de Nova Esperança do Piriá, a 264 quilômetros de Belém.
No sábado, o cacique estava com policiais militares e fiscais do IBAMA que foram atacados a tiros durante uma ação policial para retirar madeira apreendida no ano passado dentro da Terra Indígena Alto Rio Guamá, de onde vinha sendo extraída irregularmente.
Segundo o IBAMA, os policiais e fiscais foram surpreendidos por um grupo de 150 madeireiros armados, dispostos a impedir a retirada da madeira. O conflito entre índios e madeireiros é antigo na região. A Funai, que ontem ainda tentava resgatar o índio na mata, com a ajuda de um helicóptero, não sabe como ele foi parar longe da aldeia, mas suspeita que ele tenha fugido após o conflito.
Há dois meses, segundo a Funai, os índios pediram providências ao IBAMA contra a extração ilegal de madeira na área. Chegaram a incendiar nove veículos dos madeireiros, entre caminhões, caminhonetes e até tratores.
Fonte : O GLOBO