A onda verde europeia, o Green New Deal e o acordo União Europeia/Mercosul. Estes e outros assuntos estarão presente no segundo episódio do “Diálogos do Girassol”, série de lives mediadas por Fabiano Carnevale, membro da Coordenação da Global Greens e secretário-adjunto de Relações Internacionais do Partido Verde. A transmissão ao vivo será dia 15 de julho, às 18h, pelos canais:
TV do PV: http://tvdopv.com.br
Facebook do PV: http://facebook.com/partidoverde43/
A convidada desta semana é Monica Frassoni, do Partido Verde, ex-porta-voz do Partido Verde Europeu (PVE), ex-deputada europeia e atual presidente da Câmara de Ixelles (Bruxelas/Bélgica). Monica é uma das principais vozes dos verdes europeus e durante o programa debaterá sobre relevantes temas para o ecologismo no Brasil e no mundo.
Minibiografia de Monica Frassoni
A italiana Monica Frassoni tem uma carreira pautada na preservação do meio ambiente. Em 1999, trabalhou o Grupo Verde no Parlamento Europeu (PE) como chefe de questões constitucionais, regras internas e imunidades. No mesmo ano, foi eleita para o Parlamento Europeu da Bélgica, primeira italiana que se elegeu no exterior, na lista verde de língua francesa (ECOLO). Nesta legislatura, atuou principalmente com o relançamento da reforma da UE, do Tratado de Nice à Carta dos Direitos Fundamentais e à Convenção para a Constituição Europeia.
Em 2002, foi eleita líder de Grupo dos Verdes no PE, junto com Daniel Cohn-Bendit, em homenagem à prática ecológica da dupla liderança. No pleito de 2004, foi reeleita para o Parlamento Europeu com os Verdes italianos e como Presidente do Grupo Parlamentar. O foco foi na aplicação do direito europeu, nos processos de participação dos cidadãos, no papel dos lobbies e nos procedimentos por infração. Em 2006, foi nomeada Chefe da Missão de Observação Eleitoral da União Europeia para as eleições da Assembleia Constituinte na Bolívia e para as eleições presidenciais na Venezuela.
Entre outubro de 2009 a novembro de 2019, fui copresidente do Partido Verde Europeu, composto por 46 partidos ecológicos europeus. Nos 10 anos desde que copresidiu os Verdes Europeus, organizou duas campanhas eleitorais europeias, com métodos inovadores, desde os sistemas de campanha transnacionais primários até online.
“Nos últimos anos, os Verdes se tornaram um Partido influente no nível Europeu e no nível de muitos países e desenvolveram fortemente a dimensão supranacional de seu trabalho, tornando-o um dos elementos-chave de seu sucesso. O Partido Verde Europeu (PVE) cresceu em força, capacidade de ação e assistência aos partidos mais fracos, treinamento e elaboração política, mobilização dos partidos membros, sejam eles fortes ou mais fracos”, a afirmação está na minibiografia no site de Frassoni.
Desde 2010, a verde é da Aliança Europeia para Economizar Energia, organização composta por ONGs, empresas e eurodeputados que trabalham para uma política e legislação europeia de eficiência energética. A partir de 2013 até o momento, também preside o Conselho do Centro Europeu de Apoio Eleitoral, organização envolvida na assistência eleitoral nos países em desenvolvimento e, que desde 2012, celebrou 70 contratos em mais de 35 países, particularmente, na África. Em 2018, se elegeu Conselheira Local em Ixelles, município de Bruxelas. Em março de 2020, começou a presidir o mesmo Conselho Local.
Fonte: http://www.monicafrassoni.org/monica
Serviço:
O que: Live Diálogos do Girassol – Onda Verde Europeia
Quando: 15 de julho, às 18h
Onde: TV do PV: http://tvdopv.com.br e
Facebook do PV: http://facebook.com/partidoverde43/