Compondo a Mesa que deu posse aos novos deputados federais por estar entre aqueles com maior número de legislaturas, o líder do Partido Verde na Câmara, deputado Sarney Filho (PV-MA), fez a chamada para o juramento de seus colegas da região Sudeste.
Em mensagem de boas-vindas, o líder dos verdes acolheu os parlamentares eleitos pelo PV para a 55ª legislatura. Além deSarney Filho, foram escolhidos pelo povo de seus estados os deputados Dr. Sinval Malheiros (SP), Evair de Melo (ES),Evandro Gussi (SP), Fábio Ramalho (MG), Leandre Dal Ponte (PR), Roberto de Lucena (SP) e Victor Mendes (MA). Conheça a íntegra da mensagem:
Caros Colegas,
É com satisfação e boas expectativas que aproveito esse espaço para dar as boas-vindas a nossa nova Bancada Verde.
Aqui estamos para a concretização de um novo mandato que nos foi confiado. Teremos, já em 2015, uma agenda de votações prementes para o Brasil.
Além das grandes reformas que o Congresso deve ao país, a exemplo da reforma política, tema sempre tão candente e que, mais do que nunca, merece prioridade absoluta, temos que ficar atentos para a pauta ambiental, que, assim como na legislatura passada, irá exigir de nós uma atenção permanente para não perdermos conquistas e direitos consagrados na Constituição.
Não podemos, não devemos e nem temos como admitir mais retrocessos na legislação ambiental, nem permitir que erros políticos ou pretensões prematuras comprometam as futuras gerações. Nessa interação, acredito que, mesmo pequena em número, a nossa bancada saberá assumir o papel que lhe foi conferido pela sociedade.
Teremos um ano difícil, marcado pela necessidade de profundos ajustes na política econômica e fiscal, que certamente afetarão todos os brasileiros, e que podem trazer consequências negativas na gestão governamental de importantes temas que nos são caros, notadamente no que diz respeito ao meio ambiente e às políticas públicas voltadas para o bem estar social.
As mudanças climáticas e suas perversas consequências, infelizmente, vieram para ficar. Temos que combater suas causas e lutar para que os processos de mitigação e adaptação, tão necessários ao bem-estar comum, não sofram solução de continuidade.
Historicamente, a bancada tem buscado o enfrentamento com relação às mais diversas questões de interesse público, e em 2015 não será diferente.
Alguns temas não se esgotam. Temos como exemplos: a questão do controle do desmatamento e queimadas na Amazônia brasileira; o novo Código Florestal, que precisa receber a devida atenção do Executivo, principalmente quanto à efetiva implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR); a urgência de se aprovar a Lei do Mar; o embate dos índios pela demarcação das Terras Indígenas, bem como diversas tentativas de se fragilizar legalmente, ainda mais, esta questão; a insistência do poder público em manter e ampliar as usinas nucleares; a falta de marco regulatório para as energias renováveis; a efetiva implementação da política nacional de resíduos sólidos; os royalties para a saúde e a educação.
São muitos os desafios a enfrentar. Entretanto, com o esforço individual e coletivo de nossa bancada, certamente superaremos as eventuais dificuldades, honrando o compromisso de lutar por políticas públicas que assegurem um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo.
Bom trabalho para todos nós!
Deputado Sarney Filho
Líder do PV