Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o deputado Sarney filho, líder do Partido Verde, avaliou a perspectiva do partido diante no novo cenário político-eleitoral, reconfigurado pela filiação de Marina Silva ao PSB. Segue a matéria publicada pelo jornal, nesta quinta-feira (10/10).
PV sinaliza interesse em aliar-se a Campos
O PV, partido pelo qual Marina Silva disputou a eleição presidencial de 2010, estaria mais inclinado a fechar uma aliança com Eduardo Campos, presidenciável do PSB, caso precisasse decidir agora sobre sua entrada em uma coligação para 2014, afirma o líder da bancada do PV na Câmara, o deputado maranhense Sarney Filho. Segundo ele, a primeira opção do partido é ter um candidato próprio. Se isso não for possível, a sigla deverá apoiar um candidato que tenha posições próximas às do PV, como Eduardo Campos ou a presidente Dilma Rousseff (PT).
A entrada de Marina Silva no PSB, segundo Sarney Filho, é o que deixa o PV mais próximo de Eduardo neste momento. No entanto, ele afirma que a decisão ainda não está tomada. A movimentação de Marina, diz o deputado, pode fazer com que o PSB e o PT precisem reformular seus programas, com mais propostas favoráveis às ideias ambientalistas. Depois que os partidos fizerem essa discussão, o PV saberá com propriedade quem está mais próximo de seu projeto.
A hipótese de o PV entrar em uma coligação ganha força porque o ex-deputado Fernando Gabeira, que foi anunciado como candidato do partido a presidente, tem demonstrado que não quer disputar a eleição. Ele começou a apresentar um programa na GloboNews e tem dito que seu projeto não inclui concorrer ao Planalto.
Fonte: Valor Online