Na 28ª edição, a revista Pensar Verde, da Fundação Verde Herbert Daniel, seguiu duas linhas de pensamento sobre o momento do Brasil ao analisar os rumos da política econômica brasileira, que tem permitido avanços livres para certas iniciativas que não são nem progressistas, nem sustentáveis. Neste primeiro momento, falaremos sobre a permissão de avanço livre sobre as terras – indígenas, quilombolas e de reservas naturais – e sobre a liberação de agrotóxicos.
No primeiro artigo, convidamos Amairé Kaiabi Suia, indígena Kaiabi que vive no território indígena do Xingu. Ela conhece de perto os avanços e os retrocessos por que passa e já passou nos últimos anos a política indigenista. Para se ter uma ideia da gravidade das escolhas que o governo federal tem feito, somente nos dois primeiros meses do ano, mais de 8,5 mil hectares de floresta, o equivalente a dez milhões de árvores, foram derrubados na bacia do Xingu.
No segundo artigo, Donizetti Aurélio do Carmo, assessor técnico do Partido Verde na Câmara dos Deputados, alerta para o risco iminente da aprovação do Projeto de Lei nº 6.299/2002, que poderá se materializar como um enorme retrocesso para a gestão responsável dos agrotóxicos no País.
O tema volta na matéria sobre a ação movida pelo PV contra a festa dos agrotóxicos. O Partido Verde entrou, no dia 27 junho, no Supremo Tribunal Federal (STF), com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), com pedido de medida cautelar, contra nove atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que, somente neste ano, promoveram o registro de 239 novos agrotóxicos. A ADPF 599 está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello.
A edição também traz as bandeiras dos deputados Verdes, que estão em consonância com as necessidades da sociedade. Cuidados com a primeira infância, saneamento básico, educação e bem-estar animal são os assuntos que os Verdes do Congresso defendem nesta legislatura.
A entrevistada desta edição traz Eliane Dias, diretora executiva da Boogie Naipe Produções, produtora responsável pelo grupo de rap Racionais MC’s. Certa do que queria, Eliane enfrentou a vida, as dificuldades, o machismo, tanto no mundo do rap, quanto dentro de casa, e as barreiras impostas pelo racismo para construir uma carreira de sucesso e ser dona do próprio caminho.
Leia a Pensar Verde na íntegra.
_____________
Partido Verde
Contatos com a imprensa:
José Carlos Lima
Secretário Nacional de Comunicação do PV
(61) 9852-7025