A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 18, a proposta da deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR), para criação de subcomissão especial destinada a tratar de temas relacionados ao uso de fármacos experimentais para o tratamento de doenças graves ou raras.
O objetivo, segundo a autora, é fazer com que seja aprofundado pela comissão o estudo sobre a possibilidade de uso de substâncias ainda em fase experimental, dando novas oportunidades a pacientes de doenças graves e raras, assim, como fora conquistado com fosfoetanolamina.
“É importante que esta Casa, em especial esta Comissão temática, estude com mais profundidade as possibilidades de uso de substâncias em fase experimental, ainda não autorizadas pelo poder público, em especial por pacientes que não dispõem mais de alternativas para proteger sua vida e sua saúde”, avaliou Leandre.
A subcomissão deverá acompanhar também os trabalhos que estão sendo realizados pelo Governo Federal sobre a pílula do câncer e todo plano de ação que envolve a realização de estudos pré-clínicos, ensaios clínicos e estudos de farmacovigilância. A subcomissão aguarda instalação.
Fonte: Comunicação Lid PV
Foto: Bruno Amaral Lid PV