A Juventude do Partido verde promoveu um encontro no último dia 22 para discutir o andamento da possível reabertura da Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu.
A estrada de 18 quilômetros cortava o Parque, uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Hoje está totalmente tomada por vegetação nativa depois que foi fechada em 2001 por ordem da Justiça Federal.
Essa decisão foi tomada à época para manter a integridade do parque e a segurança nacional, devido à proximidade com a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
De acordo com o secretário da Juventude do PV, Charluan Correia, a reabertura da estrada apresenta diversos riscos para o Paraná e para todo o Brasil. “Além de todos os retrocessos ambientais, a questão da segurança é um ponto importante a ser levado em conta. Nessa região a criminalidade ligada ao tráfico de drogas é uma realidade e a abertura da estrada poderia piorar essa situação, prejudicando assim todos os 14 municípios vizinhos ao parque”, disse.
PV.PR