No dia 31 de agosto, sábado, ocorrerá o IX Encontro Estadual do Partido Verde (PV) Pará que contará com as participações do deputado Luis Penna (SP), presidente nacional do PV e presidente Nacional da Comissão de Meio Ambiente; deputado Sarney Filho, líder do PV na Câmara dos Deputados, e ainda, Gabriel Guerreiro, deputado estadual e José Carlos Lima, presidente do PV estadual, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Pará (OAB/PA) e membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará (Coema). E ainda confirmaram presença Jorge Panzera, Presidente do PCdoB, João Batista, Presidente do PT/PA, Helder Barbalho (PMDB), ex-prefeito do município de Ananindeua e Arnaldo Jordy (PPS) deputado Federal.
O evento tem por objetivo abordar assuntos sobre as manifestações ocorridas nos últimos meses no país, que visam de forma geral à melhoria da administração pública. O propósito também é de envolver os dirigentes e filiados do PV ao momento político atual. Bem como, a busca de um modelo novo de gestão e política, baseado no desenvolvimento sustentável, com garantia de dias melhores para nossa gente.
Além de discutir estratégias para as eleições de 2014 existe uma preocupação com o desenvolvimento do Estado. “Mais do que debater nomes ou apoio a este ou aquele candidato, queremos discutir um novo modelo de desenvolvimento para o Pará. O futuro do Pará está ligado aos minerais, à produção de energia hidrelétrica, e a produção de proteína animal que derivam do boi e do pescado, principalmente. Porém, somos um estado com grandes possibilidades de abrigar pesquisas no campo da biotecnologia”, explica José Carlos, Presidente do PV/PA.
Para Gabriel Guerreiro, deputado estadual, a importância do encontro visa também estreitar laços. “Vamos tratar das diretrizes para as eleições de 2014. Ouvir as opiniões dos dirigentes da nacional e da base nos permite ter elementos e projetar laços para o ano que vem”, completou.
José Carlos reforça que deve-se reconhecer os modelos políticos que dirigiram o Pará até os dias atuais, pois a máquina pública capturada está a serviço de forças políticas atrasadas. Muito embora o Pará seja um Estado rico, existe um acumulo de índices vergonhosos no âmbito da saúde, educação e segurança pública. Assim, o PV quer investigar alternativa de projeto que faça do Pará um Estado ambientalmente correto e socialmente justo.
Como as mobilizações ocorridas nos últimos meses que também serão pauta durante o evento, Cláudio Malcher, presidente do diretório de Ananindeua, disse que isto é um resultado histórico. “Historicamente sempre que há opressão, há reação. A busca por justiça social, liberdade política e humanitária consegue levantar as massas contra a opressão, a miséria, a exploração e hoje contra a corrupção que vem destruindo o estado democrático e o sistema republicano Brasileiro”, disse.
Para Claudio Malcher as mobilizações são necessárias, pois, ainda segundo ele, “os blocos partidários atuais, não oferecem nenhuma mudança, não vislumbram nenhuma esperança. Se realmente o povo quer mudar para uma vida melhor, tem que o novo buscar”, ressaltou.
O PV/PA para realizar esse encontro contará com a presença dos membros e dirigentes de cada Comissão executiva Municipal.
Fonte: Blog Partido Verde Pará