Dados pelo Instituto de Pesquisa Espacial (INPE) apontam que no mês de setembro a Amazônia perdeu 253,8 quilômetros quadrados (km2) de floresta. Os dados são coletados pelo sistema de detecção do desmatamento em tempo real (Deter)
Mato Grosso e Rondônia foram os dois Estados que mais registraram alta no desmatamento de janeiro a setembro deste ano, na comparação o mesmo período de 2010. Mato Grosso aumentou o desmate em 72%, e Rondônia em 23%.
Em setembro, Mato Grosso desmatou 110,8 km² e Rondônia perdeu 49,9 km² de floresta, principalmente nos municípios próximos às obras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. Porto Velho (RO) foi o município que mais desmatou, foram 33,4 km2 de florestas devastadas.
Pará é o terceiro da lista, com 46,9 km² de desmatamento, seguido por Amazonas (27,7 km²), Acre (6,1 km²), Maranhão (7,7 km²), Roraima (2,5 km²) e Tocantins (2,2 km²). Em setembro de 2011, apenas 5% da Amazônia não foram observados devido à cobertura de nuvens.
Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o INPE não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo DETER.
Fonte : IPAM