Em pronunciamento nesta quinta-feira (13), na tribuna da Câmara, o deputado Evandro Gussi (PV-SP) alertou para as graves consequências que serão enfrentadas pelo setor agropecuário nacional caso ocorra um surto de gripe aviária (influenza) de grande proporção no Brasil.
O parlamentar chamou a atenção para o que vem acontecendo nos últimos meses nos Estados Unidos, onde 55 milhões de aves foram sacrificadas, acarretando um prejuízo próximo a 1,5 bilhão de dólares. Segundo ele, a situação se deveu à falta de uma biossegurança adequada.
“Estivemos ontem no Ministério da Agricultura, justamente pedindo que pudéssemos ter linhas de crédito para a transformação das chamadas granjas californianas, que não permitem uma segregação adequada em relação às aves em confinamento e às aves silvestres”, informou o deputado.
Gussi explicou que há um risco iminente, de acordo com os técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária, e que uma catástrofe semelhante traria ao país problemas de abastecimento de ovos e aves de corte, além de crise para os criadores e os produtores de grãos e farelo, interferindo em toda a cadeia produtiva.
O deputado da Bancada Verde pretende promover uma ampla mobilização, a partir do engajamento do Ministério da Agricultura. “Necessitamos de uma força-tarefa em prol de recursos e fomento, em prol da profissionalização da avicultura no Brasil”, concluiu.
Fonte: Comunicação lid.PV