A Frente Parlamentar Ambientalista, coordenada pelo Deputado Sarney Filho (PV-MA), ofereceu hoje um café da manhã em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado. O evento, organizado em conjunto com as entidades socioambientais Ecodata, Rede Cerrado e Cerrado Vivo, teve início pela manhã e ocorreu no Auditório Freitas Nobre, anexo 4 da Câmara dos Deputados. O café da manhã foi seguido de debate sobre a PEC 115, que transforma o Cerrado e a Caatinga em patrimônio nacional, sob o título “PEC Cerrado: aprove antes que acabe”.
Ainda em comemoração ao dia do bioma que se estende por dez unidades da federação, será inaugurada, às 19 horas, a exposição “Cerrado Vivo – Águas do Cerrado: fonte de vida para o Brasil”, na biblioteca do Senado. A exposição será aberta à visitação pública de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, até o dia 20 de setembro.
O cerrado vem sendo profundamente afetado pela expansão das fronteiras agropecuárias nas últimas décadas e os ambientalistas temem que, caso não sejam adotadas medidas urgentes de preservação e conservação, seu desaparecimento esteja próximo. Segundo estudo da ONG Conservação Internacional, se for mantido o atual modelo de desenvolvimento, o bioma estará extinto em 2030.
Fonte : Bancada Verde