O desaparecimento de espécies inteiras de animais por conta da ação humana para muitos pode parecer algo distante, quase irreal ou abstrato, como uma sequência apocalíptica de frases alarmantes e nada mais. Acontece que se trata de um fenômeno real e terrível, e o que o fotógrafo inglês Tim Flach oferece com seu trabalho é justamente são imagens para tais absurdos efeitos da ação humana sobre a natureza. Por dois anos Flach desbravou os habitats de tais animais para registrar e mostrar ao mundo a face e a dor das espécies mais ameaçadas de extinção no planeta.
Batizado de Endangered (Ameaçado, em tradução livre), as fotos de Flach mostram desde espécies conhecidas, como o urso polar e o leopardo da neve, até animais exóticos, registrando um espectro imenso de biodiversidade do planeta que tem em comum o fato de estarem à beira de desaparecerem.
Alguns são ameaçados pela destruição de seus habitats naturais, outros pela caça humana ou pela dificuldade que atravessam hoje para conseguirem se alimentar. Endangered traz rosto, corpo e realidade não só às consequências da desregrada e desenfreada ação humana, como ilustra o quanto de beleza, natureza e vida que a ganância do ser humano vem matando – em nome daquilo que gostamos de chamar de progresso, mas que claramente nos faz andar pra trás em velocidade impressionante.
Fonte: Hypeness