Por mais belos que sejam, os fogos de artifício podem causar danos ao meio ambiente, aos seres humanos e, principalmente, aos animais, que podem até morrer de susto por causa do barulho. Há um movimento contrário a seu uso, que inclui a proibição, o uso de fogos silenciosos e até de shows de drones.
A última cidade a se incluir na lista é Goiânia, que acaba de aprovar um projeto de lei para proibir o uso de fogos de artifício. O projeto foi apresentado pelo vereador Zander Fábio e visa “proibir, em recintos abertos ou fechados, em áreas públicas ou locais privados, a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos na cidade”.
O texto da lei diz respeito a “conter a utilização de artefatos que causem poluição sonora, através de estouros, estampidos e outros. Entre eles, fogos de artifício, bombas, morteiros, busca-pés e outros.”
Quem descumprir a lei estará sujeito à apreensão dos artefatos e à aplicação de multa no valor de 10 salários mínimos – a sanção pode ser duplicada em caso de reincidência. De acordo com a Câmara Municipal de Goiânia, o dinheiro arrecadado por meio das multas será investido em benefício de programas e ações relacionadas ao bem estar animal.
Fonte: hypeness