Velório começou por volta das 7h15 desta segunda-feira (23), na Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná.
Família e amigos velam o corpo do deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) na Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, desde as 7h15 desta segunda-feira (23). O avião em que ele estava caiu em Paula Freitas, no sul do Paraná, por volta das 11h de domingo (22).
Bernardo tinha 32 anos. Outras duas pessoas morreram no acidente aéreo – o piloto Laércio Tavares da Silva, de 44 anos, e o copiloto Luis Fernando Correa de Souza, de 29 anos. Uma prima do piloto disse que ele “fez o máximo possível para que a tragédia não acontecesse”.
O corpo de Bernardo chegou à prefeitura pouco antes das 7h15 desta segunda-feira. O velório foi aberto ao público às 8h em ponto.
A governadora Cida Borghetti (Progressistas) e outros políticos estiveram no local, nesta manhã, para prestar as suas homenagens. Ao chegar, ela lamentou a morte do deputado estadual e das outras vítimas.
Cida disse que a morte é uma “grande perda para o Paraná”. O ex-governador Beto Richa (PSDB) disse que ele vinha crescendo na política.
“É uma perda prematura, trágica. Vai fazer falta para a política do Paraná”, afirmou.
A Força Aérea Brasileira (FAB) diz que começa a investigar o acidente aéreo nesta segunda-feira.
Velórios e sepultamentos
O corpo de Bernardo Ribas Carli está sendo velado na Prefeitura de Guarapuava desde as 7h15 desta segunda-feira (23). O sepultamento está marcado para ocorrer às 16h, no cemitério municipal da cidade.
O velório dos corpos do piloto, Laercio Tavares da Silva, e do copiloto, Luis Fernando Correa de Souza, ocorrem na capela do Cemitério do Umbará, em Curitiba. O velório do piloto será no Cemitério Parque São Pedro, no mesmo bairro.
O corpo do copiloto será velado no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O acidente aéreo
De acordo com a assessoria de Bernardo Carli, o deputado decolou de Guarapuava, no começo da manhã de domingo, rumo a União da Vitória, também no sul do estado.
Na cidade, ele participaria da 62ª Festa dos Motoristas, na Paróquia Nossa Senhora de Salete, a convite do prefeito Santin Roveda (PR).
O local em que o avião caiu é de difícil acesso, em uma área de plantação de eucaliptos. Moradores da região contam que havia neblina no momento da queda.
Os três corpos foram retirados de lá no começo da noite, segundo a polícia, e levados ao Instituto Médico-Legal (IML) de União da Vitória, também no sul do Paraná.
Os outros dois corpos foram encaminhados para o IML de Curitiba, onde permanecem na manhã desta segunda-feira.
A família de Carli comemorava o aniversário do deputado estadual Plauto Miró (DEM), em um almoço de família em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, quando soube da morte de Bernardo.
Histórico
Bernardo Ribas Carli tinha 32 anos, nasceu em Guarapuava e era graduado em Administração de Empresas. Ele cumpria o segundo mandato como deputado estadual.
Na Assembleia, também era presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa e coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica.
Bernardo é filho do ex-prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, e irmão do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado por matar duas pessoas em um acidente de trânsito.
O suplente de Bernardo Ribas na Assembleia Legislativa é Wilson Quinteiro (PSB), de Maringá, segundo a assessoria do Legislativo.
Luto oficial
O Governo do Paraná, Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto oficial de três dias pela morte do deputado. As bandeiras do Estado e do país ficarão a meio mastro durante o período em todas as repartições públicas.
“Em nome dos paranaenses, o Governo do Estado manifesta o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares do parlamentar e dos pilotos”, diz a nota do Estado.
Fonte: G1