*Roberto Rocco
Estava a caminho do aeroporto Santos Dumont para embarcar rumo à Brasília, quando fui convidado a experimentar um aplicativo esotérico. Cheguei cedo e tinha tempo para conhecer a novidade. Teclei em palavra do dia. A palavra era CLATHAFLAIRI. O que quer dizer isso?? Segui meu rumo ao trabalho…
A Executiva Nacional do Partido Verde esteve reunida entre os dias 05,06 e 07/07 para elaborar seu Plano Estratégico, em Brasília- DF.
Antes de mais nada assistimos a um curta metragem sobre a juventude brasileira na faixa entre 16 e 24 anos, chamado “O Sonho Brasileiro”. Suas aspirações, preocupações, desejos e ações. Começamos muito bem porque o filme provocou nos mais velhos, ou nem tão jovens, uma boa reflexão. Não dá para assistir e não parar para pensar.
Inicialmente recebemos informações matemáticas e analíticas, resultantes de pesquisas realizadas entre os dias 03 e 04/07, envolvendo a percepção dos entrevistados sobre as manifestações nacionais de junho e outros pontos relativos aos partidos políticos, ao PV e ao processo eleitoral que se avizinha.
Chama a atenção a rejeição expressa aos partidos e aos políticos em geral, sobretudo aos que atualmente ocupam cargos públicos. Altíssima rejeição!
Bom para nós que esta rejeição não nos atinge tanto. Mas também não deixa de atingir.
Nosso Carlos Augusto apresentou as laminas estatísticas com muita clareza e capacidade reflexiva! Vale registrar que nosso pernambucano companheiro participou integralmente do trabalho, qual um camaleão, as vezes atuando como facilitador, as vezes como espectador ativo e militante formulador.
Logo após recebemos a oportuna explanação do competente e reconhecido cientista político Jairo Nicolau, aprofundando a reflexão e promovendo intenso debate sobre o junho de 2013 no Brasil. Interessante perceber a visão analítica do especialista e o depoimento observador do cidadão, quando comentou sua participação individual em algumas manifestações!
A ciência se fez muito presente em grande parte de nosso trabalho!
O processo seguinte tinha por objetivo elaborar nossa “Visão de Futuro”.
Foi estabelecido o rito pelo qual teríamos que passar, como uma fábula cheia de signos e símbolos que precisaríamos decifrar em busca de iluminação para o nosso futuro.
Fundamental para o sucesso do Encontro foi a colaboração generosa e qualificada de uma equipe de consultores ligados à Fundação Getúlio Vargas, coordenada pelo “Alquimista” Claudio Osias, formada pelo “Sacerdote” Irineu, a “Sacerdotisa” Flávia e a “Sacerdotisa” Thaís. Formaram um time que mostrou muito entrosamento, simpatia e capacidade de improviso e atenção!
Nesse momento Claudio, o Alquimista, começou a manipular elementos e transformar as variadas individualidades num mosaico verde de inspirações, energias, duvidas e de grande complexidade.
Para olhar para onde sonhamos, queremos, pretendemos ou imaginamos chegar é preciso entender onde estamos e como estamos agora mesmo!
Olhamos profundamente para nosso interior e sentimos muito orgulho de quem somos, mas dividimos também grande quantidade de preocupações, de erros que cometemos tentando acertar, fragilidades, talentos e caminhos interessantes a empreender e descobrir.
Também rimos de nós mesmos. O convívio de pessoas tão ricas individualmente, diferentes entre sí, mas entrelaçadas por muitas convergências, afinidades, fraternidade, admiração mútua e criatividade, pode provocar muitos risos e gargalhadas além das brincadeiras inevitáveis que gente tão bem humorada produz. As vezes “enlouquecíamos” a equipe de consultores…
A alegria se fez muito presente em grande parte de nosso trabalho!
E lá fomos nós para uma reflexão em pequenos grupos. Depois em grupos maiores, incorporando os resultados anteriores. Finalmente chegamos em duas propostas finais, e destas para a nossa “Visão de Futuro”:
“Revitalizar nossa relação com a sociedade, buscando aumentar nossa bancada de deputados federais qualificados e comprometidos com o Programa Verde”.
A partir deste momento assumimos o compromisso de elaborar nosso “Planejamento Estratégico” considerando o desejo de buscar concretizar nossa visão.
O tempo nunca é o bastante quando o desafio é tão complexo! Foi precisão dedicação, concentração, articulação, enfim, foi preciso trabalhar muito.
A concentração se fez muito presente em grande parte de nosso trabalho!
Utilizando uma metodologia que envolvia dinâmicas muito bem aplicadas, trabalhos em grupos e muitos momentos de reunião coletiva, permeada de intensas e as vezes apaixonadas discussões, fomos construindo nossos Programas, Projetos, Objetivos, Metas e deste conjunto chegamos ao resultado final: o Plano Estratégico Verde 2013/2014!
Cidades tolerantes, inclusivas e sustentáveis. Inovação, ousadia e criatividade como instrumentos de mudanças urgentes. Defesa intransigente da transparência. Pacto socioambiental, defesa de uma nova economia Verde, empreendedorismo. Reformas politica, tributária e judiciária, são alguns dos principais resultados de nosso Plano.
Mas este PEV deverá transitar em todas as instâncias partidárias, permitindo ser replicado, adaptado, aplicado e tratado com cada base municipal.
Ao encerrar os trabalhos Claudio, o Alquimista, se emocionou e emocionou a todos nós também! Percebi o significado da palavra do dia…CLATHAFLAIRI = Claudio, Thaís, Flavia, Irineu…
A energia se fez muito presente em grande parte de nosso trabalho!
Tivemos, ainda, a oportunidade de conversar com nosso líder Fernando Gabeira que fez importante avaliação do cenário político nacional apontando suas preocupações e as possibilidades que se apresentam neste momento.
Devemos registrar a participação e o apoio ao evento de nosso Presidente Nacional, deputado federal José Luiz Penna! Mas sentimos falta da participação de nossa bancada federal.
O desafio que temos pela frente parece muito grande, mas plenamente alcançável desde que tenhamos a compreensão do esforço que cada Verde terá que empenhar e a capacidade organizacional para nos articular em varias frentes de trabalho intenso!
Precisamos incorporar essa Visão de Futuro como nosso objetivo neste momento tão complexo e conturbado na vida política brasileira!
*Roberto Rocco é secretário de mobilização da Executiva Nacional do PV