O presidente da comissão de Legislação Participativa, deputadoFábio Ramalho (PV-MG), apresentou requerimento ao colegiado, solicitando a realização de audiência pública para debater possíveis fraudes em dispositivos de controle de emissão de poluentes na indústria automobilística, em especial na Volkswagen, ante as recentes denúncias veiculadas pela imprensa.
“O cenário internacional converge no sentido de buscar soluções sustentáveis para a o uso dos veículos automotores, integrando a necessidade de desenvolvimento econômico à qualidade da existência no Planeta Terra. Contudo, na contramão desses esforços, a imprensa internacional vem noticiando irregularidades cometidas por várias montadoras de automóveis, no sentido de burlar as convenções internacionais de emissões de gases poluentes por veículos automotores”, argumentou Fábio Ramalho.
Segundo denúncias investigadas em países como os Estados Unidos, a França e a Alemanha, diversas montadoras estariam dispondo de material tecnológico para manipular dados referentes à emissão de poluentes de seus veículos automotores a diesel. Os referidos veículos estariam indicando quantidades de poluentes inferiores às realmente emitidas, bem como a média de consumo de combustível inferior ao real desempenho.
Assessoria de comunicação Lid/PV