A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (4), o deputado Fábio Ramalho (PV-MG) para presidir o colegiado durante o ano de 2015. O parlamentar da Bancada Verde foi eleito com o voto de todos os 11 membros presentes, durante a reunião de instalação da comissão.
Fábio Ramalho agradeceu o voto e a confiança dos colegas e prometeu “retribuir com muita dedicação e trabalho”. Ele afirmou que pretende atuar na aproximação entre o Parlamento e a sociedade.
O novo presidente da CLP foi parabenizado pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ), que destacou sua “capacidade de articulação e de ouvir a sociedade civil organizada”. Também recebeu os cumprimentos dos deputados Juscelino Filho (PRP-MA) e Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), este último saudando-o em nome da bancada de Minas Gerais.
A reunião foi prestigiada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), uma das idealizadoras da comissão e sua primeira presidente. Além de cumprimentar Fábio Ramalho, Erundina destacou a importância da CLP como espaço conquistado pelo povo brasileiro para a participação direta na atividade política.
A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados foi criada em 2001, com o objetivo de facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa. Através da CLP, a sociedade, por meio de qualquer entidade civil organizada, ONGs, sindicatos, associações, órgãos de classe, apresenta à Câmara dos Deputados suas sugestões legislativas. Essas sugestões vão desde propostas de leis complementares e ordinárias, até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Fonte: Comunicação Lid-PV