‘Ex Africa’ vem aí!
O CCBB Rio (Centro Cultural Banco do Brasil) sedia a partir de 20 de janeiro a maior exposição de arte contemporânea africana já feita no Brasil.
Ecos da História, Corpos e Retratos, Explosões Musicais e Dramas Urbanos são os quatro eixos da mostra Ex Africa, que reúne obras de artistas reconhecidos internacionalmente, oriundos 8 países africanos – além de dois afro-brasileiros: Arjan Martins e Dalton Paula.
Ao todo, 80 obras poderão ser apreciadas gratuitamente pelo público, incluindo pinturas, fotografias, esculturas, performances e vídeos. O destaque da exposição fica por conta de uma instalação gigante assinada pelo ganês Ibrahim Mahama, de 30 anos.
Na passagem da exposição por Belo Horizonte, nas Minas Gerais, no segundo semestre do ano passado, Mahama criou um imenso cubo com mais de 2 mil caixotes de madeira, onde foram fixados objetos como jornais, sapatos, bonecas, entre outros objetos de uso cotidiano.
Com curadoria do alemão Alfons Hug, a exposição apresenta nuances da identidade da África moderna.
“Assim como em toda parte, o continente africano encontra-se em permanente processo de renovação criativa e intenso intercâmbio artístico. Em Ex Africa isso fica muito claro. Portanto, quem for conferir a exposição esperando ver trabalhos cheios de referências étnicas, com o estigma do artesanato de aeroporto, com certeza, vai se surpreender”, afirma Hug.
SERVIÇO:
Ex Africa – Mostra de Arte Contemporânea Africana
Abertura: 20 de janeiro
Onde: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Visitas: Até 26 de março | Quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita
Fonte: HuffPost