Para acompanhar o processo de concessão e construção das estradas de ferro EF 354 (Ferrovia Transcontinental) e EF 118 (Vitória-Rio) será lançada, no dia 27 de agosto, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação dessas ferrovias, criada por iniciativa do deputado federal Evair de Melo (PV-ES). O lançamento acontece no Plenário 5, do Anexo II da Câmara dos Deputados com a participação do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.
Evair será o presidente da Frente Mista que terá, dentre as atribuições, apoiar e aprimorar as políticas e ações da implantação e execução dessas vias férreas. As obras fazem parte da segunda etapa do Programa de Investimento em logística, o PIL Ferrovias, do Governo Federal e são de grande importância para o país. As ferrovias garantem o escoamento da produção agrícola e permitem a integração do maior complexo portuário do país, garantindo mais competitividade para os portos brasileiros.
A ferrovia Transcontinental foi planejada para ter aproximadamente 4.400 km de extensão em solo brasileiro, entre o Porto de Açu, no litoral do Rio de Janeiro e a localidade de Boqueirão da Esperança, no Acre, como parte da ligação entre os oceanos Atlântico, no Brasil, e o Pacífico, no Peru.
Já a construção da Ferrovia Vitória-Rio será um marco no desenvolvimento dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, especialmente para o Sul capixaba e o Norte fluminense. A ferrovia será conectada à estrada de ferro Vitória a Minas e terá 572 km de extensão. A EF 118 vai interligar os portos capixabas aos do Rio de Janeiro e possibilitar a ligação do Espírito Santo com as malhas ferroviárias dos outros estados do Sudeste e com o Centro-Oeste, por meio da EF 354. “Pela importância dessas duas ferrovias para o Brasil propusemos a criação de uma Frente Parlamentar Mista no Congresso. Vamos acompanhar de perto a implantação dessas estradas, fundamentais para a consolidação de uma plataforma logística para o país”, garantiu Evair.
Fonte: Portal Capixaba