O deputado Evair de Melo (PV/ES) e a deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR) são os indicados do Partido Verde para representar a legenda na comissão especial da Câmara dos Deputados encarregada de analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“Faremos um trabalho firme, transparente e equilibrado na comissão do impeachment. Essa é mais uma contribuição efetiva, para representar os milhões de capixabas e brasileiros que estão indignados com a corrupção e o caos instalado no Brasil”, afirmou o deputado Evair de Melo, titular da comissão.
A deputada Leandre Dal Ponte afirmou seu compromisso com o povo brasileiro. “Vivemos um momento crítico da história política brasileira. Ao povo do Paraná e do Brasil, digo que honrarei o voto de confiança com uma atuação firme em defesa dos interesses do nosso país. Comprometo-me a lutar para devolver a nação ao povo brasileiro”, garantiu.
Ao fazer o encaminhamento do PV na eleição da comissão especial o vice-líder partido, deputado Evandro Gussi (PV/SP)também destacou a importância do momento para o país. “Vivemos hoje sem dúvida um dia histórico para a nação brasileira. Se houve crime, se não houve, essa será uma decisão do parlamento. Democracia é também sintonia entre povo e governo. A favor do Brasil hoje e sempre!”.
A eleição dos nomes para composição da comissão foi realizada na quinta-feira, 17. O colegiado é formado por 65 deputados titulares e outros 65 suplentes.
A notificação sobre o início dos trabalhos da comissão especial do impeachment já foi entregue no Palácio do Planalto. O prazo de 10 sessões do Plenário para a apresentação de defesa começou a contar a partir da sexta-feira, 18. O colegiado terá ainda cinco sessões para votar o parecer pela continuidade ou não do processo. A última vez que o plenário da Câmara instalou uma comissão especial para analisar um pedido de impeachment foi em 1992.
Perfil
Evair de Melo – Natural de Conceição do Castelo, Espírito Santo, Evair de Melo foi eleito, no último pleito, para o seu primeiro mandato de deputado federal, com 48.829 votos. Técnico agrícola pelo IFES – Campus de Alegre e formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas, atuou no Programa Estadual de Melhoria da Qualidade do Café, referendado como uma inovação. No serviço público, ocupou os cargos de secretário municipal de Agricultura e de Meio Ambiente na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante (ES), entre 2000 e 2008; e de diretor presidente no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), entre 2009 e 2014. Também foi presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA), em Brasília, de 2011 a 2013.
Leandre Dal Ponte – Nascida em Pato Branco, no Estado do Paraná, Leandre Dal Ponte elegeu-se, na última eleição, para o cargo de deputada federal, com 81.181 votos. Formada em Engenharia Civil pela Universidade Positivo, de Curitiba, Leandre é a fundadora da Casa de Apoio Ideal, que serve de amparo e ajuda para pessoas com necessidades de atendimento na área da saúde na capital paranaense. Ocupou, no período de 1997 a 2000, o cargo de secretária municipal de Saúde da Prefeitura de Saudade do Iguaçu (PR) e foi coordenadora regional do Partido Verde no município de Sudoeste (PR), entre 2012 e 2014. A parlamentar também é autora do livro A Dona da Pensão, que conta a história de 15 anos da Casa de Apoio Ideal.
Fonte: Comunicação Lid/PV, com informações da Agência Câmara