O deputado Evair de Melo (PV-ES) discursou, nesta quarta-feira (30), durante o grande expediente, no Plenário da Câmara dos Deputados. O parlamentar capixaba descreveu sua trajetória pessoal e profissional, sempre ligada à zona rural de seu estado, e reiterou a disposição de defender incondicionalmente a agropecuária e o cooperativismo, com responsabilidade socioambiental.
Filho de pequenos agricultores, Evair cursou o magistério, formou-se técnico em agropecuária, fez faculdade de administração de empresas e, posteriormente, cursou gerenciamento de projetos na Fundação Getúlio Vargas. Profissionalizou-se com degustador de café, recurso de grande relevância para a economia do Espírito Santo.
Em sua trajetória pública, o deputado verde foi Secretário de Agricultura do município de Venda Nova do Imigrante, entre 2000 e 2008, e Diretor Presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de 2009 a 2014. Além disso, entre 2011 e 2013, foi Presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA).
Evair destacou a importância da ciência e da extensão rural para a educação dos trabalhadores e o desenvolvimento agropecuário, e afirmou seu compromisso com o cooperativismo. “Durante minha caminhada, fiz uma opção clara pela agricultura e o cooperativismo, fundamentados na ciência e na tecnologia”, disse.
“O rural capixaba é a melhor síntese do rural brasileiro, geograficamente e pela formação da nossa gente. Essa variação natural e cultural permitiu uma grande variedade de produtos da agropecuária”, explicou Evair, que mostrou o impacto da produção agropecuária e do agroturismo na geração de riqueza em seu estado. Segundo o deputado, é necessário desenvolver o campo com responsabilidade social e ambiental.
Fonte: Comunicação Lid-PV