O deputado Evair de Melo (PV/ES), membro da Comissão de Agricultura e secretário-executivo da Frente Parlamentar do Café da Câmara dos Deputados, integrou a comitiva composta pelo Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a embaixadora Regina Dunlop, ministros do Tribunal Superior do Trabalho, representantes dos empregadores, diplomatas e outros deputados para participar da 105ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, maior evento do mundo sobre trabalho, realizado na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), entre os dias 05 e 10 de junho, em Genebra, na Suíça.
O evento debateu os desafios e as problemáticas que impactam no mundo do trabalho. “Como parlamentar que atua diretamente na agricultura, reafirmei o compromisso do setor na segurança e qualidade de serviço aos seus trabalhadores, bem como dos esforços do rural brasileiro, por meio de cooperativas, agricultores familiares e entidades, nos avanços em ciência e tecnologia e sustentabilidade”, afirmou o deputado.
No mês de março desse ano, a ONG dinamarquesa Danwatch publicou relatório que distorce e denigre a imagem da cafeicultura brasileira perante o mundo. O documento relata dados sem consultar o Conselho Nacional do Café e a Comissão Nacional do Café da CNA, de onde sairiam dados oficiais sobre as relações trabalhistas e os avanços alcançados na sustentabilidade da cafeicultura no Brasil.
“Foi uma oportunidade de apresentarmos estatísticas oficiais que incluem melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores rurais, adoção de boas práticas agrícolas e inovações tecnológicas que foram alcançadas nas últimas décadas, num esforço coletivo do setor, entidades e governo”, informou Evair.
Delegações dos 187 estados membros da OIT participaram da Conferência. O foco dos assuntos tratados foi o trabalho decente e seu papel na promoção da paz, a segurança e a resiliência ante os desastres naturais, e o impacto da declaração da OIT sobre justiça social no contexto da globalização. Também esteve em debate o relatório da OIT: ‘Perspectivas sociais e de emprego no mundo 2016 – transformando empregos para acabar com a pobreza’.
O ministro Ronaldo Nogueira apresentou o posicionamento do Brasil sobre garantia de trabalho decente frente aos desafios da globalização, no contexto do combate à informalidade e aos trabalhos escravo e infantil. Os temas foram discutidos previamente no país em reuniões preparatórias ao evento, com representantes do governo, de trabalhadores e empregadores.
Fonte e foto: Assessoria do deputado Evair de Melo