O programa Palavra Aberta da TV Câmara promoveu debate entre os deputados Evair de Melo (PV/ES) e Hugo Leal (POS/RJ) sobre o projeto de lei que tramita na Casa para regulamentar o uso do Uber (PL1584/15), aplicativo de celular que conecta uma pessoa a um motorista particular.
Para Evair de Melo, o Uber é fruto da inovação tecnológica e convoca governos e sociedade a uma ampla reflexão sobre como o mundo deve se adaptar a essas mudanças. “A aplicação ou não desse serviço nos convoca a repensar algumas questões fundamentais, como um novo status trabalhista e todos os desafios que ele traz, como a confiança no serviço, a credibilidade, de forma que tenha utilidade para as pessoas e apresente soluções para problemas como a mobilidade urbana”, disse.
Quem defende o funcionamento do Uber afirma que ele não fere a legislação porque não é aberto ao público, serve apenas aos clientes pré-cadastrados que já tenham encaminhado dados para o pagamento, como o número do cartão de crédito. Já os que questionam o novo serviço, que causa polêmica em todos os países em que foi implementado, afirmam que o transporte remunerado de passageiros em veículos particulares é privativo de taxistas e necessita de licença do Estado.
Assista: http://goo.gl/DMZUEG
Fonte: Comunicação Lid-PV, com informações da TV Câmara