Nesta segunda-feira (20), o deputado federal Evair de Melo (PV-ES) apresentou na Câmara Federal um Projeto de Decreto legislativo (PDC) para sustar a Instrução Normativa n.º 7, publicada no Diário Oficial da União (DOU), que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de grãos de café Conilon produzidos no Vietnã.
“Cada movimento favorável à importação de café, vamos reagir de imediato. A vida de milhões de pessoas, que tiram da cafeicultura o sustento, não podem ser prejudicadas por uma manobra incoerente e sem sustentação. Estamos atentos, vigilantes e preparados para não dar trégua. O que pudermos fazer, com responsabilidade e dentro da legalidade, será feito, destaca o deputado Evair de Melo.
O deputado Evair de Melo espera ganhar adesão dos parlamentares, principalmente, das bancadas do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rondônia para garantir a aprovação do PDC e também a sensibilização do Presidente da República para vetar o orientação elaborada pelo MAPA para importar Conilon.
“A cafeicultura brasileira não é uma brincadeira que começou ontem. Vamos defendê-la a todo custo”, afirmou o deputado Evair de Melo.
Fonte: Com informações da assessoria de imprensa do deputado